Ashampoo_Snap_2014.01.05_21h42m57s_009_A Qualidade de Vida no trabalho pode ser traduzida em dicas/fatores que podem interferir positivamente no rendimento e produtividade da equipe:

1. Comunicações claras o objetivas – uma das melhores ferramentas para se evitar contratempos, retrabalho e até mesmo situações constrangedoras dentro da organização. A comunicação é fundamental para a busca de objetivos, conscientização e cumprimento de metas e objetivos.

2. Procedimentos e a cultura da organização – o conjunto de procedimentos e padrões representa o “P” do Método PDCA (Plan, Do, Check, Action) – Um erro no P compromete todo o trabalho na organização e nesse caso não adianta ser eficiente, é preciso ser eficaz. A cultura da organização é fortemente influenciada pela qualidade dos planos, procedimentos, projetos e padrões estabelecidos – e o seu cumprimento, é lógico.

3. Relacionamento com a Equipe – cabe ao líder (gerente) a criação de um clima favorável ao trabalho em equipe de forma harmônica e produtiva. Evidentemente que todos os membros tem participação ativa na compreensão da pauta gerencial e sua importância sinérgica na busca dos resultados.

4. Produtividade pelo gerenciamento do tempo – O tempo é um recurso escasso e finito, portanto, tanto e talvez mais importante que os demais recursos, deve ser gerenciado de forma a proporcionar aos colaboradores a noção exata do seu uso, sem estresse e perda/desperdício. O uso de ferramentas tipo cronogramas, agendas e check lists colabora com o emocional da equipe e ajuda na distribuição e quantificação das tarefas. A disciplina neste ponto é fundamental.

5. Educação e treinamento – “tudo vem das pessoas” – do Livro Em busca da Excelência, Tom Peters – o ser humano treinado e educado contribui fortemente para o sucesso da organização e também para o seu próprio desempenho. Lembrando, que sob o ponto de vista sociológico, educar é preparar o ser humano para a vida (qualidade como ponto focal) e treinamento é uma ligação direta com as habilidades técnicas e profissionais.

6. Uso racional das redes sociais – As novas mídias estão revolucionando o mundo, mas ao mesmo tempo que prestam inestimável contribuição para o desenvolvimento via educação a distância, comunicações rápidas e efetivas, aumento do marketing via meios digitais, também pode contribuir para a dispersão e perda de foco. Muitas empresas tem repreendido  seus funcionários pelo que consideram mau uso das redes e seus aplicativos. Demissões e repreensões sérias estão acontecendo pela falta de bom senso e uso responsável das redes.

7. Fugir das fofocas – o ambiente empresarial de baixa qualidade é extremamente propício ao surgimento e alastramento de fofocas e comentários depreciativos. O gestor precisa ficar atento e manter um clima mais transparente e positivo e cada um dos colaboradores cabe o uso do bom senso e educação pessoal e corporativa para uma boa convivência.

8. Focar os resultados da organização – em primeiro lugar é salutar que a organização tenha um plano estratégico – quando se sabe a onde se quer chegar fica mais fácil visualizar os objetivos e fazê-los acontecer. Focar os resultados de forma clara e com engajamento de todos da equipe proporciona um clima mais agradável e positivo.

9. Atenção aos exames médicos e indicadores – cuidar da saúde pessoal faz parte do conjunto de fatores prioritários ao desenvolvimento da organização. O projeto 5S quando foca o lado pessoal e a qualidade de vida é claro: Descarte o que te faz mal, Organize-se para os desafios diários e da própria vida, Limpe sua área de trabalho, Valorize a Higiene/Saúde e respeite os Padrões.  Não falte aos exames periódicos e acompanhe com precisão os indicadores que irão nortear sua alimentação, exercícios e sua saúde propriamente dita.

10. Delegar autoridade e acompanhar os pontos chaves – Delegar é o contraponto da centralização. Centralizar é o medo de perder controle. Para delegar é preciso capacitar e educar toda a equipe. Esse é o verdadeiro papel do líder.

11. Aprender a dizer “não”. Em muitos casos será necessário dizer um “não”, obviamente com muita qualidade e fundamento (soma-se gentileza e empatia). Experimente essa ferramenta do “não” de forma consciente e técnica e sua qualidade de vida vai agradecer.

12. Aprender que somos todos substituíveis – Não somos eternos portanto é preciso entender que estamos de passagem pela terra. Nos passamos e as coisas (tão importantes!!!) ficam. Somos um detalhe no universo e o tempo é finito, portanto precisamos rever nossos conceitos, dar o nosso lugar para as próximas gerações e saber o momento exato de parar, tirar férias, passear e contribuir para um mundo novo com novas pessoas – entre elas, os nossos filhos e netos.

Feliz Qualidade de Vida para todos nós!

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.