O nosso amigo, Edson Miranda, presença equilibrada e constante lá no FACEBOOK, tem feito um belo trabalho em favor da Gestão Organizacional e entra como colaborador do nosso blog, aqui na Folha Vitória.
Nesta oportunidade, Edson, lista uma série de atividades fundamentais para a busca da qualidade, produtividade e lucratividade na empresa dos tempos atuais.

Confira abaixo, os PONTOS FUNDAMENTAIS da “receita de bolo”, e aproveitando, faça o auto diagnóstico da sua empresa:

-Controlar todos os custos fixos e variáveis;
-Combater as perdas e desperdícios em todos os processos;
-Adotar ações corretivas para problemas e não conformidades:
-Não resistir às mudanças necessárias e inovar sempre;
-Estudar a viabilidade de fabricação e venda de cada item quanto ao “Custo x benefício x risco”;
-Investimento em Tecnologia:  “Automação, menor consumo de energia elétrica, formas mais rápidas e baratas de produzir, etc.”;
-Manutenção Preventiva de instalações, máquinas e ferramentas;
-Treinamento, valorização e motivação dos colaboradores;
-Treinamento forte e adequado visando superar as expectativas dos Clientes Internos e Externos;
-Incentivar “com premiação” a participação dos colaboradores com idéias para resolver os problemas da empresa;
-Investimento e aprimoramento do departamento comercial visando formar vendedores técnicos que além do produto, vendam também a solução;
-Comissão variável, “Quanto mais o vendedor chega próximo da meta de vendas, mais a comissão do mesmo aumenta”. Vendas com Qualidade. Ganha o vendedor e ganha a empresa.
-Pesquisa e desenvolvimento de novos mercados e novos produtos;
-Monitoramento contínuo do mercado e dos Clientes, “tendências, objetivos, investimentos, insatisfações, satisfações, necessidades, etc.”
-Trabalhar em cima das deficiências dos concorrentes;
-Melhoria contínua de todos os processos organizacionais de vendas até a expedição;
-Controle dos estoques de diretos, indiretos, no processo e final;
-Investimento contínuo em melhorias visando a redução de custos e prazos de entrega;
-Controle e gerenciamento instantâneo do chão de fábrica usando a tecnologia da informação.

Concluindo, o check list do Edson Miranda, pode ser também utilizado para a formatação e mobilização de um Planejamento Estratégico com a inclusão de alguns novos itens e entre eles a formatação de projetos para validar as idéias de melhorias sugeridas.
Enfim, rotina sob controle, e melhorias com criatividade e inovação. Vamos em frente!

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.