Quando falamos de Marketing estamos também falando de pessoas, ou seja, de um grupo de pessoas que está sempre procurando algo que venha a satisfazer suas necessidades (ou superá-las) e ou resolver algum tipo de problema atual, cotidiano, eventual ou futuro.  A questão da Qualidade Total está ligada aos aspectos da Confiabilidade e Garantia. Este último, a Garantia da Qualidade está relacionada ao atendimento com a certeza que não haverá pendência junto ao cliente, e a Confiabilidade está ligada a manutenção da qualidade ao longo do tempo (é aí que o pós-venda tem os seus méritos). Outro ponto importante, é que quem tem Qualidade e Confiabilidade não tem medo de dar Garantia. Óbvio não é mesmo?

E as Redes Sociais? Hoje uma grande parcela dos nossos clientes estão espalhados pelas famosas redes do tipo ORKUT, FACEBOOK, TWITTER, MY SPACE, LINKED IN, e outras menos votadas, além é claro dos Blogs, portais de notícias como o Folha Vitória e tantos outros. Estudos mostram que o número de usuários tem aumentado de forma progressiva e também nos mostram que o tempo de dedicação à internet coloca o Brasil entre os primeiros lugares. Segundo Fernando Machado, diretor da Rede Vitória de Comunicação, o WWW.folhavitoria.com.br recebe por mês, mais de 8 milhões de acessos!!!

Então a questão é a seguinte: 1. Preciso entender melhor o sistema das Redes, como funciona e como posso participar, 2. Qual é o público que freqüenta tais redes, 3. Como enquadrar o meu produto nas necessidades deles, 4. Como montar um sistema que permita atender às suas expectativas de preço, valor, qualidade, garantia e confiabilidade?

Respondida estas questões, é preciso agora treinar o nosso pessoal para dar conta do recado e não deixar a peteca cair. Sistema atualizado é igual a trânsito clientes de loja virtual e físico também. Enfim, boas vendas, com Qualidade, e máxima Produtividade, ou seja, com maior valor de uso e satisfação do cliente, pelo menor custo de produção.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.