“Não importa que serviço ou produto você ofereça. Mesmo trabalhando para uma grande organização, pergunte-se sempre: Precisa ser desta maneira? Posso economizar o tempo de alguém aqui? Sou capaz de suprimir uma etapa?

Como disse Jack Welch: “ A rapidez é tudo. É o ingrediente indispensável da competição. Rapidez , simplicidade e autoconfiança estão intimamente ligadas.”

Se você vende algo hoje, talvez não precise melhorar o produto em si para acelerar os seus resultados. Pode começar aprimorando a maneira como ele chega às mãos do cliente. Como você entrega o que produz? Isso poderia ser feito mais depressa ou de forma mais conveniente?

Aplique esta estratégia a qualquer negócio e você alcançará o sucesso, seja como dono do empreendimento ou como colaborador. “ Steve Chandler/Sam Beckford

A visão de Chandler e Beckford está assentada na visão operacional do processo. Nos bons departamentos de engenharia industrial (válido para produtos e serviços), a grande questão da gestão dos processos sempre foi o de se buscar o Lean Manufacturing (Lean manufacturing, traduzível como manufatura enxuta ou manufatura esbelta, e também chamado de Sistema Toyota de Produção é uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (super-produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos). Eliminando esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e custo de produção diminuem. As ferramentas “lean” incluem processos contínuos de análise (kaizen), produção “pull” (no sentido de kanban) e elementos/processos à prova de falhas (Poka-Yoke, também chamado de dispositivo contra bobeiras).). Tudo isto para alcançar níveis superiores de resultados de qualidade e produtividade com foco no cliente. Os parâmetros de qualidade, custo e prazo são, portanto, imprescindíveis tanto para atender como também surpreender o cliente.

Então fica a pergunta, se esta filosofia está rendendo ótimos frutos para a General Eletric, Toyota e tantas outras grandes empresas, será que pode também funcionar para as pequenas e médias? A resposta é: Faça o seu planejamento e descubra. Cada caso é um caso, mas deve-se lembrar que o cliente é o mesmo em qualquer parte do mundo, ou seja, gosta de comprar serviços e produtos muito bons a um preço razoável e ser muito bem atendido (rapidez e carinho). A bola está com você, e para dar início ao processo, use o diagrama a seguir para poder encurtar o tempo de busca dos resultados pretendidos, e boa sorte com muito trabalho, é claro.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.