GAF2013 - _018

Um dos grandes instrumentos do líder (do verdadeiro gestor) é a capacidade ampla de ouvir. Muitas são as perguntas que devemos e precisamos fazer. Quais empresas e seus respectivos dirigentes tem a prática disciplinada de OUVIR os seus clientes? O serviço público em sua estrutura conhecida – Federal, Estadual e Municipal tem a bela iniciativa de ouvir o cidadão? Em tempo: não vale para período de eleição, pois nesse caso, ouvir o eleitor é uma ferramenta de interesse do candidato e não da sociedade, concorda?

Quem ouve os seus funcionários, parceiros e colaboradores? Quantas empresas fazem suas pesquisas de clima e ou de satisfação interna de empregados e funcionários?

OUVIR – este é o nosso desafio principal, se queremos realmente entender como projetar e executar uma eficaz liderança de processos com foco nos clientes visando produtividade, competitividade e lucratividade.

O que você tem feito nesse sentido?

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.