“Turismo em Foco – O Poder da Governança Ativa” é o tema central do seminário que o Sebrae realiza dia 27 de novembro, de 9 as 12 h, no auditório do Sebrae, para explorar o papel estratégico da governança no turismo, a colaboração entre setor público, privado e sociedade civil, além de discutir a Lei Orgânica, o Fundo do Conselho e práticas para fortalecer conselhos atuantes e representativos. Teremos a presença especial de Thereza Dantas, turismóloga e especialista em gestão do turismo. Todo o trade está convidado. Inscreva-se: https://forms.office.com/r/KCPiqR8iw4
.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.
Festival Capixaba do Sorvete 2024 promete dois dias de lazer e sabores em Vila Velha – Vila Velha se prepara para receber, neste sábado (16) e domingo (17), o Festival Capixaba do Sorvete 2024, um evento gastronômico que celebra a diversidade de sabores do verão com entrada gratuita e atividades para toda a família. A estrutura do festival será montada no final da Avenida Champagnat, na Praia da Costa, em uma área de fácil acesso e alta circulação de moradores e turistas. Com 22 estandes das principais indústrias locais de sorvetes e picolés, oferecendo degustação e venda de produtos para o público, o evento também terá uma fábrica de sorvetes montada no local, proporcionando uma experiência única ao exibir o processo de fabricação ao vivo, conduzido por mestres sorveteiros.
A estrutura inclui uma praça de alimentação com programação musical- promete oferecer uma experiência completa para os visitantes, combinando lazer e gastronomia em um ambiente descontraído. No sábado (16), a programação musical será aberta com uma apresentação da cantora Bia Garcia, das 13h às 15h, e encerrada com o show de Bob Raslaclone, das 19h às 21h. Já no domingo (17), o festival contará com a oficina de percussão reciclável Kastanha – Projeto Som do Lixo, das 13h às 15h, e com o show da cantora Monique Rocha, das 17h às 19h. Para garantir diversão a todas as idades, o festival oferece ainda uma área kids com atividades recreativas, pintura facial, brincadeiras, personagens animados, cama elástica e diversos brinquedos, reforçando o caráter familiar e inclusivo do evento.
Expectativa de público em 2024n- Segundo a organização, a Dupla Eventos e o Sindicato da Indústria de Congelados, Supercongelados, Sorvetes, Concentrados e Liofilizados do Espírito Santo (Sincongel), estima-se um público de aproximadamente 5 mil pessoas durante os dois dias do festival, abrangendo consumidores em geral, empresários do setor de sorvetes, gestores e fornecedores.
Destino turístico em ascensão – Reconhecido como o 2º destino turístico doméstico mais procurado nas férias de julho pelo site Booking.com e como o principal destino do Airbnb no Espírito Santo, Vila Velha se destaca mais uma vez ao promover um evento que valoriza a indústria capixaba de sorvetes. Integrado à agenda de lazer da cidade, o festival é um convite ao turismo e à experiência gastronômica.
Do campo à mesa: McDonald’s revela origem dos seus alimentos em nova webserie – O McDonald’s, uma das principais redes de alimentação do Brasil e do mundo, é conhecido por seu cardápio com itens icônicos. No entanto, muitos desconhecem a jornada que cada ingrediente percorre até chegar aos mais de 1.100 restaurantes da marca no país. Para dar visibilidade a essa cadeia de produção, a Arcos Dorados, que opera a marca McDonald’s no Brasil e toda América Latina, lançou a websérie “Do campo à mesa: qualidade que inspira”, que explora a origem e qualidade de três dos seus produtos essenciais: a carne, o alface e o café.
O projeto conta com três episódios gravados diretamente das fazendas, campos e fábricas de fornecedores parceiros, revelando os bastidores do processo produtivo. A iniciativa reforça o compromisso contínuo da marca com a transparência. “Para nós, transparência é um valor inegociável e por isso, além de abrir as nossas cozinhas, agora também estamos abrindo as portas dos nossos fornecedores. Nosso objetivo é tornar acessível o que muitas vezes é invisível para o consumidor final, construindo reputação e fortalecendo a relação de confiança com nossos clientes”, diz Mariana Scalzo, diretora de comunicação corporativa da Arcos Dorados no Brasil.
Para conhecer a produção da bebida que é servida nos McCafés, foi até a Fazenda Rio Brilhante, localizada em Coromandel, no Cerrado Mineiro. O episódio destaca os processos de colheita, beneficiamento e rigorosos testes de qualidade que os grãos passam. Bruna Mendes, gerente do segmento de café do McDonald’s, também reforça as características do café da rede, que é 100% arábica. “O arábica é a variedade escolhida pela marca para todas as suas operações. Um café com características mais delicadas e doces, que entrega um nível superior de qualidade.”
CAFÉ
No episódio gravado em Sumidouro, no Rio de Janeiro, o público tem a oportunidade de conhecer de perto como a alface do Méqui é cultivada e processada, garantindo sabor e qualidade que encontram nos restaurantes. A captação ocorreu nos campos de alface americana e na fábrica de processamento do Grupo JFC, principal processador de alface americana do país, graças à parceria com a marca. Após de 90 dias no campo, a alface é enviada para a fábrica, onde passa por corte, sanitização, verificação de qualidade e embalagem.
ALFACE
A produção da carne bovina utilizada nos icônicos sanduíches da rede, como o Big Mac e o Quarteirão, também foi tema de um episódio especial. A Fazenda São José, localizada em Quintana (SP), é uma das fornecedoras da matéria-prima para os hambúrgueres do McDonald’s, e lá, o manejo responsável dos animais e a preservação ambiental são prioridades. Além disso, a marca revelou os bastidores da fábrica de hambúrgueres da Marfrig, situada em Bataguassu (MS), sua fornecedora exclusiva e maior produtora de hambúrgueres do mundo. Além de oferecer produtos de qualidade que atendem aos rigorosos padrões de segurança alimentar da rede, o McDonald’s impulsiona o desenvolvimento de seus parceiros e produtores ao adquirir matéria-prima nacional.
CARNE
Sustentabilidade de ponta a ponta – Na série, a marca evidencia como seu compromisso socioambiental está presente em toda a cadeia produtiva. O café, por exemplo, possui a Certificação Rainforest Alliance, que assegura práticas sustentáveis ao longo de sua produção. Na alface, a auditoria Grasp (Global Risk Assessment on Social Practices, Avaliação Global de Riscos em Práticas Sociais) monitora a responsabilidade social nos campos. Além disso, a marca só adquire produtos de campos certificados pelo GlobalG.A.P, que garante o cumprimento de boas práticas agrícolas Para a carne bovina, o McDonald’s adota uma política própria de compra livre de desmatamento.
Essa política exige que os fornecedores diretos sigam diretrizes rigorosas quanto ao combate ao desmatamento, à proteção de terras indígenas e de unidades de conservação, além do respeito aos direitos humanos. O monitoramento é feito via satélite e, desde 2020, 100% da carne utilizada pela rede é rastreada. “Atuamos para desenvolver uma cadeia de abastecimento cada vez mais responsável, e nossos fornecedores desempenham um papel fundamental nesse processo. Trabalhamos em estreita colaboração com eles, alinhando compromissos para garantir que o impacto positivo se estenda a todas as etapas”, explica Marie Tarrisse, Gerente Sênior de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Social da Arcos Dorados.
Fundação Telefônica Vivo lança série de videocasts sobre aplicação de tecnologias na educação – Como parte das comemorações dos 25 anos da Fundação Telefônica Vivo, a instituição acaba de lançar uma série de videocasts sobre a importância das tecnologias na educação e como elas podem ser aplicadas no ambiente escolar. O conteúdo contou com a participação de especialistas de diferentes regiões do Brasil – São, Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Acre, Bahia, Santa Catarina e Paraná -, que trarão exemplos práticos de como vem aplicando a tecnologia em sala de aula. Os quatro episódios serão exibidos no portal Terra e no Youtube da Fundação Telefônica Vivo, com estreia sempre às terças-feiras, 14h, entre o período de 5 a 26 de novembro.
O primeiro episódio, lançado hoje, foca na importância da inclusão digital no ambiente escolar. Com mediação de Catherine Merchan, gerente de Estudos e Coalizões da Fundação, a discussão está na importância de desenvolver habilidades digitais para ressignificar e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Os professores Doug Alvoroçado, que trabalha com Implementação de tecnologias em sala de aula; Flavio Campos, pesquisador da Mercer University (EUA); e Débora Garofalo, gestora de políticas públicas inovadoras da Secretaria Municipal de Educação de SP, exploram o que já é possível fazer para promover o letramento digital e a integração de tecnologias na sala de aula e como as políticas aprovadas recentemente estão apoiando a inclusão digital nas escolas públicas.
Episódio 01
O segundo episódio traz a formação do professor frente às tecnologias para o centro da conversa. Mediado por Karina Daidone, Gerente Sênior de Formação Docente a Distância da Fundação, o objetivo é entender como o educador pode aproveitar as tecnologias e estratégias mais adequadas para integrar ferramentas digitais nas práticas pedagógicas. Para este encontro, participam as professoras Bianca Santana, gerente no Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (CEFOPE), e Virgínia Chagas, que atua como articuladora do Ginásio Educacional Tecnológico Tobias Barreto, no Rio de Janeiro; além de Gabriela Cunha, especialista em inovações educacionais e fundadora da Aula Incrível, uma escola de formação de professores.
O terceiro episódio aborda – o futuro das juventudes no mercado de trabalho. Com mediação de Alexandra Santos, gerente de Projetos Educacionais da Fundação, participam Jaiane Fiaz, coordenadora de Estágio, Emprego e Renda da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica na Secretaria de Estado de Educação da Bahia; Carla Chiamarelli, Gerente do Observatório da Fundação Itaú; e Géssyca Damaceno, Chief Marketing Officer e Co-Founder da I. GO For Education, empresa que desenvolve programas de inovação e tecnologia para instituições de ensino. Neste papo, a ideia é discutir a importância da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na perspectiva dos jovens e como prepará-los para as mudanças que vem impactando as profissões.
No último episódio da série – o assunto é como a tecnologia apoia a equidade na educação, uma vez que o uso de ferramentas e recursos digitais pode apoiar educadores e instituições de ensino a promoverem diversidade e inclusão. Mediado por Lia Roitburd, gerente de Implementação de Projetos Educacionais da Fundação, participam Laercio Candido, matemático, pós Graduado em Educação Especial com ênfase em surdez, professor, analista de dados e consultor em educação computacional; Ariana Britto, pesquisadora, doutora em economia e gerente de Políticas Públicas do J-PAL LAC (Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab, um centro de pesquisa global que trabalha para reduzir a pobreza); e Albino Szesz Junior, doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia e Mestre em Computação Aplicada pela UEPG, e responsável pelo desenvolvimento do Math2Text, uma tecnologia assistiva que facilita o aprendizado de matemática para pessoas com deficiência visual
25 anos da Fundação Telefônica Vivo – A série reforça a comemoração dos 25 anos da Fundação Telefônica Vivo no Brasil. Presente em 86% dos municípios brasileiros com ações direcionadas para o desenvolvimento de competências digitais de estudantes e educadores, se consolidou pelo apoio a instituições, escolas e governo em iniciativas para melhorar a educação pública no Brasil. Nos últimos 10 anos, investiu R$ 733 milhões em projetos de apoio às redes de ensino, capacitando mais de 400 mil professores com formações que buscam potencializar o uso da tecnologia no processo de aprendizagem. “Ao longo da nossa jornada, intensificamos o compromisso com a educação pública no Brasil, especialmente em um mundo em constante transformação tecnológica, em que a digitalização se mostra essencial para reduzir as desigualdades. Para construir o futuro, é fundamental desenvolver nos educadores e estudantes, as competências e habilidades digitais essenciais para ressignificar o ensino e a aprendizagem, como também a inserção produtiva dos jovens”, declara Lia Glaz, diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo.
Ariana Grande estrela campanha de fim de ano da Swarovski – A Swarovski, marca austríaca centenária, acaba de lançar sua campanha de Fim de Ano 2024 com sua Embaixadora Global, a cantora e atriz vencedora do Grammy, Ariana Grande. Ítens selecionados da coleção já estão disponíveis na loja do Shopping Vitória. Intitulada “Party of Dreams”, a visão criativa da Diretora Criativa Global Giovanna Engelbert foi capturada pelos renomados fotógrafos de moda Mert e Marcus e filmada pelo diretor de videoclipes Christian Breslauer. Com um estilo radiante de peças icônicas das famílias Millenia e Matrix Crash da Swarovski, e vestindo um conjunto de alta costura projetado especialmente por Giovanna Engelbert, Ariana ilumina a festa com pura alegria e um espírito festivo.
Giovanna Engelbert comentou: “Tive o prazer não apenas de criar a festa mais fabulosa de todas, mas de fazê-lo ao lado da incrível Ariana Grande. Foi um verdadeiro prazer dar vida à minha visão. Ver ela abraçar o glamour alegre e contemporâneo da Swarovski tem sido tanto uma honra quanto uma pura alegria. Este tem sido um sonho há muito esperado que finalmente ganha vida da maneira mais extravagante e vibrante, repleto de energia criativa, cultura pop e um desejo compartilhado de celebrar e trazer felicidade para a temporada festiva. Todos estão convidados para a Party of Dreams!”
Ariana Grande acrescentou: “Celebrar na Party of Dreams, cercada pelos convidados mais descolados e glamorosos adornados com joias da Swarovski, foi uma experiência inesquecível. Adoro como a campanha captura o espírito festivo, e o estilo dinâmico do vídeo o une tudo. A energia no set era contagiante; nos divertimos tanto dançando que ninguém queria ir embora! É maravilhoso trazer um pouco de alegria e brilho nesta temporada festiva, e estou encantada em continuar esta jornada com a Swarovski.” Peças selecionadas desta coleção da Swarovski já estão disponíveis na loja localizada no primeiro piso do Shopping Vitória.
Em um ano, Escola referência em Educação Personalizada chega perto de 300 alunos matriculados para 2025 – Melhor escola de Educação Personalizada, Monte Alvo registra aumento no número de matrículas em apenas um ano de funcionamento. Somando as unidades de Vila Velha e Vitória, a instituição de ensino chega a aproximadamente 300 alunos inscritos para o ano letivo de 2025. A Educação Personalizada oferecida pela Escola Monte Alvo tem chamado a atenção de pais e mães por sua proposta baseada em um ensino de virtudes, formação humana e excelência acadêmica a alunos da Educação Infantil até 8º ano do Ensino Fundamental. O modelo inovador de Educação Personalizada, idealizada pelo espanhol Victor Garcia Hoz, traz uma prática educativa centrada na pessoa, entendida como um ser curioso e ativo que explora o mundo que a rodeia. Na foto, Juliano Campanha, Mariana Campana e Mariana Lelis
“A ação pedagógica visa, portanto, o crescimento harmônico de todas as dimensões pessoais – intelectual, humana, cultural, estética, física e espiritual – a fim de formar não apenas bons alunos, mas cidadãos conscientes do seu lugar no mundo e dos seus valores”, explica o diretor geral da Escola Monte Alvo, Juliano Campana. A Monte Alvo destaca-se ainda pela educação integral e coerente, em uma estreita colaboração das famílias com o centro educativo. A escola tem como objetivo seguir os princípios cristãos católicos e visa cultivar o respeito, a compaixão e a ética desde cedo. As aulas de Ensino Religioso vêm para despertar na criança o sentido de Deus e a capacidade de diálogo simples e espontâneo com Ele.
Na Escola Monte Alvo não há uso de telas e nem celulares em suas salas de aula – reconhecendo que o uso desenfreado dos aparelhos prejudica a aprendizagem dos estudantes. Outro atrativo da instituição de ensino está centrada na periodicidade da grade curricular. Todos os dias os alunos tem aulas de inglês, português, história, atividades físicas e demais disciplinas essenciais para o desenvolvimento contínuo dos educandos. “Inclusive o refeitório é também o local de aprendizado e autonomia. Com foco na independência, encorajamos as crianças a fazerem escolhas saudáveis, a compartilharem refeições com os colegas e a desenvolverem bons hábitos alimentares desde cedo”, disse o diretor.
Francis presenteia consumidores com o novo desodorante da linha ao convidá-los a compartilhar “o que te faz transpirar no dia a dia” – Até o dia 18 de novembro, se você estiver em São Paulo, poderá contar o que te faz transpirar no dia a dia e ganhar um desodorante Francis masculino ou feminino. Isso porque a marca Francis, da Flora, está promovendo uma ação interativa no Shopping Eldorado como parte da estratégia 360º do lançamento de seus novos desodorantes antitranspirantes. Criada pela WMcCann, a ação conta com o mote “Inspira e Vai”, seguindo a comunicação de campanha, e convida os consumidores a gravar um vídeo de até um minuto relatando a vida real e como um desodorante é importante para garantir segurança no dia a dia. Os melhores vídeos serão veiculados nas redes sociais da marca. E, para tornar a experiência ainda mais especial, influenciadoras como Vanessa Lopes, Leo Bagarolo, Thalita Meneghim, Yasmin Castilho e Karol Resende estarão presentes, interagindo com os participantes e entregando brindes em datas que ainda serão divulgadas. O objetivo da ação é o de gerar experimentação dos novos desodorantes da marca, que lançou recentemente campanha protagonizada pela embaixadora Iza. Nos filmes e nas comunicações da ação são destacados os benefícios do produto que oferece 72 horas de proteção contra suor e mau odor, além de 24 horas de perfumação ativa com uma fórmula sem álcool que não mancha roupas. Baseado no conceito “Inspira e Vai”, a marca busca inspirar segurança e confiança para que seus consumidores enfrentem o dia a dia com proteção e perfumação.
Steffen Eventos recebe evento corporativo da Tembo Benefício na Chácara Flora – O Steffen Eventos, referência em eventos corporativos, realizou na última semana, a 5ª edição do Gente Conectada. Ildo Steffen recebeu os promotores do evento da Tembo Benefícios na Chácara Flora, área verde da casa serrana. No buffet, o famoso churrasco exclusivo Steffen, proporcionando uma experiência gastronômica em um almoço voltado para o networking, troca de ideias e o fortalecimento das conexões. Nesta edição, o evento contou com tema “Liderança Sustentável: Conectando Pessoas, Inspirando Resultados”. O encontro reuniu empresas de diversos segmentos, para discutir práticas inovadoras de liderança focadas em sustentabilidade humana e qualidade de vida no ambiente de trabalho. Com uma experiência imersiva e inspiradora, a programação incluiu um painel interativo sobre o papel da liderança empática na construção de um ambiente corporativo saudável, seguido pela palestra de Eduardo Farah, que abordou a importância da saúde integral como um pilar para cuidar do outro.
O diferencial foi a dinâmica “Raízes que Conectam”, conduzida por Lorena Gomes, onde cada grupo recebeu uma muda de árvore como símbolo de desenvolvimento contínuo e compromisso com o bem-estar coletivo. As mudas representam o compromisso de que os aprendizados e conexões estabelecidos no evento continuarão a crescer e se fortalecer no cotidiano organizacional. O evento foi finalizado com uma fala inspiradora sobre a importância das pequenas ações para a transformação positiva do ambiente de trabalho
A coluna de Didimo Effgen explora as dinâmicas das mídias e do mercado digital, trazendo novidades sobre tecnologia, redes sociais e estratégias de marketing digital. A coluna oferece insights sobre como as tendências estão moldando o comportamento do consumidor e impulsionando novos modelos de negócios.