A QUALITYMARK Editora lança mais uma obra de alto conteúdo técnico no mercado. Esta obra procura responder a centenas de organizações que questionam, diariamente, quais as causas de comportamentos que provocam lesões graves e, ainda, o que leva mesmo as pessoas mais experientes, a sistematicamente, descumprirem procedimentos básicos.

Assim, tem como objetivo abordar um tema ainda pouco explorado na literatura técnica contemporânea: o impacto da Psicologia e dos mecanismos de funcionamento da mente humana na configuração da cultura organizacional.

Para o autor, João Ricardo B. Lafraia, comportamento está intimamente ligado às estruturas da empresa e, como está em contínuo processo de transformação, é fundamental que os gestores levem em conta fatores como emoções e desenvolvimento de crenças e valores no planejamento e implementação de diretrizes nas organizações.

Para Lafraia, a segurança deve ser entendida como um valor, não uma prioridade, já que esta muda com frequência, dependendo da situação, ao passo que aquele permanece constante. O papel da liderança efetiva e eficaz é consolidar a segurança como valor tanto na empresa como entre seus colaboradores.

Segundo a obra Liderança para SMS, os acidentes não ocorrem apenas por causa de treinamentos ineficientes ou mesmo a falta deles; muito menos devido à inexperiência. Nesta obra, são discutidas as causas psicológicas, culturais e pessoais que levam a todo o tipo de acidentes, a fim de que as pessoas e as organizações os antecipem.

Sobre o autor:

João Ricardo B. Lafraia é mestre em Engenharia de Materiais pelo Cranfield Institute of Technology, na Inglaterra. MBA pela PUC/PR, participante dos cursos de Desenvolvimento de Executivos na Kellog, Chicago/EUA e do Programa de Gestão Avançada (PGA) no INSEAD/França. Practioner, Master e Trainer em PNL. Lecionou na graduação e pós-graduação as disciplinas de Qualidade, Confiabilidade e Organização na Universidade Federal do Paraná. Atuou como Gerente de Engenharia e Produção da REPAR/PR. Atualmente possui o cargo de Gerente Geral na Reduc/Duque de Caxias/RJ. Presidente da Abraman biênio 2011-2013.

Mais informações com: www.qualitymark.com.br , TEL: (21) 3295-9800, FAX: (21) 3295-9824

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.