ENCONTRO ESTADUAL DE CCQ – 2012

INTRODUÇÃO AO XXIV ENCONTRO

O artigo de Rosemary Martins do Blogdaqualidade.com.br, sintetiza muito bem o CCQ: O conceito de Círculos de Controle de Qualidade (CCQ) teve origem no Japão, em 1962, no período pós-guerra. Este período costuma ser relacionado à má qualidade dos produtos japoneses daquela época. Em 1963 expandiu-se no Japão e em outros países, chegando ao Brasil em 1971, pelas organizações Johnson & Johnson (Oleg Greshner), Volkswagen (Marcio Migues, Gianello, Altamirando…) e Embraer (Claudius D’Artagnan). Mas somente em 1990, com a chegada do conceito de Controle Total de Qualidade, o CCQ foi se tornando uma prática nas empresas brasileiras.

(FOTO: Apresentações artísticas e bem humoradas dos CCQs 2012 – Show de criatividade e de bons resultados alcançados pelos grupos)

O CCQ é formado por um grupo de pessoas que pertencem ao nível operacional, com o objetivo de propor modificações naquilo que precisa ser melhorado ou solucionado. É uma atividade de grupos voluntários, composta de preferencialmente, no mínimo três participantes e no máximo sete, que fazem parte de um mesmo setor (grupos homogêneos) mas há também grupos de pessoas de setores diferentes constituídos para atacar problemas comuns (grupos heterogeneos).

OBJETIVOS DO CCQ

  • Diminuir a ocorrência de erros na linha de produção e melhorar a qualidade do processo e do produto.
  • Proporcionar maior eficiência da equipe de trabalho.
  • Incentivar o envolvimento, criatividade e inovação do colaborador no trabalho focando processos e produtos.
  • Enaltecer a motivação do trabalhador como agente participante do processo.
  • Desenvolver a capacidade para resolver os problemas surgidos dentro da linha de produção.
  • Aprender a desenvolver a atitude de prevenção de problemas.
  • Proporcionar, incentivar, desenvolver e melhorar o processo de comunicação entre as chefias e os integrantes das áreas.
  • Criar uma relação harmoniosa de trabalho entre chefes e subordinados.
  • Estimular, promover e elevar hierarquicamente os funcionários, desenvolvendo as lideranças.
  • Proporcionar e desenvolver maior conhecimento do que está acontecendo na empresa em todos os setores.

ASPECTOS QUE CONTRIBUEM PARA O SUCESSO DO CCQ

  • Os participantes devem trabalhar em equipe.
  • A participação deve ser voluntária, porém estimulada e facilitada pela gerencia.
  • Deve-se ter o apoio da direção da empresa.
  • Deve-se estar voltado para o desenvolvimento da pessoa.
  • O treinamento deve ser parte integrante do processo.
  • Os problemas deverão ser resolvidos e não somente identificados.

Muitas vezes a solução dos problemas enfrentados nos processos está na mão dos colaboradores. Portanto, os CCQ proporcionam a eles a oportunidade de contribuir eficazmente com a melhoria da organização, através do levantamento das possíveis soluções para os problemas apresentados. Da mesma forma, a organização terá uma importante ferramenta que contribuirá para a melhoria da produtividade.

No CCQ não adianta ter grandes ideias e não colocá-las em prática. Deve haver um bom relacionamento entre os diversos níveis hierárquicos da organização, gerando confiança mútua e grandes resultados.

Neste ano a UBQ-ES (que nasceu AESCCQ – Associação Espíritosantense de Círculos de Controle da Qualidade) completa 25 anos de trabalho em prol da Criatividade, Inovação, Qualidade e Produtividade em todos os ramos de atividades produtivas no estado.

No inicio das atividades tivemos a importante participação de pessoas e empresas que consolidaram a presença e o trabalho da UBQ,ES, como VALE, CST, CHOCOLATES GAROTO, TELEST, WHITE MARTINS, SISTEMA FINDES, entre outras organizações de grande representatividade.

Hoje, a UBQ-ES dá continuidade à sua luta de manutenção da filosofia e prática das atividades dos CCQs com a realização do seu XXIV ENCONTRO com a apresentação de 6 círculos.

Devido a uma série de problemas advindos do enfrentamento das famosas crises que atormentam o mundo inteiro, não tivemos a participação de CCQs das empresas tradicionais do estado. Em recente reunião na sede da UBQ-ES ficou deliberado que em breve a diretoria estará se mobilizando para a realização de encontros com os empresários capixabas visando a retomada das atividades dos CCQs em suas empresas tendo como objetivo, além do reforço da gestão participativa, dar as empresas novo ânimo no enfrentamento das adversidades do momento.

O ENCONTRO

(FOTO: OS GRUPOS FINALISTAS E A COMISSÃO JUGADORA, formada pelo Professor da UFES – Herbert Carneiro, Mauricio do BVQi, Judson – RD ISO DA TECNOCLEAN e Iomar Cunha – GERENTE INOVAÇÃO FINDES).

A diretoria, representada pelo presidente Geovanni Angius e pelo diretor financeiro Celso Rodrigues, deram boas vindas aos jurados: Prof. Herbert Carneiro – UFES, Judson Nobres – TECNOCLEAN, Maurício – BVQi e Iomar Cunha – INOVAÇÃO FINDES, e aos participantes e circulistas.

O professor Herbert, também presidente do Conselho Técnico da UBQ-ES, fez breve cenário do Brasil em termos econômicos e gerenciais salientando o papel dos CCQs na construção de um novo ambiente de trabalho, inteligência corporativa, criatividade no trabalho e inovação de processos e produtos nas empresas como forma de melhorar consistentemente a Qualidade e a conseqüente obtenção da Produtividade.

Apresentação na seqüência: CCQ LÓGICO – trabalho: Redução de obstruções das tremonhas  e transbordos das calhas de coleta de particulado do precipitador BR80PE, CCQ RASTACHULEPE – trabalho: Quebra Camelo, CCQ ROTA – trabalho: Truck Isolado, CCQ SWATT – trabalho: Easy tube, CCQ UTI – trabalho Firefighter Box e CCQ QUALITY – trabalho: Tamploforma.

Em seguida foi realizada a palestra “Criatividade, Emoção e Inovação como base para o crescimento da empresa, via CCQ” ministrada por: Getúlio Apolinário Ferreira , consultor empresarial e blogueiro da Folha Vitória – coluna GESTÃO & RESULTADOS.

RESULTADOS APURADOS PELA COMISSÃO JULGADORA

1º lugar: CCQ RASPACHULETE – Que estará representando o Estado do Espírito Santo no Congresso Brasileiro de Qualidade – UBQ – Em Belo Horizonte.

2º lugar- CCQ UTI – Menção honrosa UBQ ES

3º Lugar – CCQ SWAT – Menção honrosa UBQ ES

Para maiores informações sobre a entidade e seus projetos e programas – contatar: Presidente UBQ-ES – Giovanni Angius – email: [email protected] – Telefone 99767475 ou PENTAGO – 33256828

(FOTO: Sala de eventos da AERT – VALE)

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.