queda na taxa de juros
Happy African American young family bought new house. Mom, Dad, and child smiling happy hold cardboard boxes for move object walking into big modern home. New real estate dwelling, loan and mortgage.
queda na taxa de juros
Foto: Freepik

Taxa de juros caiu. E a queda de 0,5% na taxa básica de juros, a Selic, anunciada na última quarta-feira (02) pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), pode resultar em um novo ciclo de boom imobiliário.

A avaliação é do vice-presidente da Ademi/Secovi/ES, Ricardo Paiva. “É algo que vinha sendo bastante esperado pelo mercado imobiliário. Afinal, com esta redução, os juros do financiamento imobiliário também ficam menores”.

Taxa de Juros

A Brain Inteligência Estratégia realizou uma pesquisa para a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). E apurou que 88,4% dos possíveis compradores de imóveis considera inviável adquirir um imóvel com taxas de financiamento superiores a 11% ao ano.

Ainda segundo o levantamento do Banco Central, as taxas reguladas para o financiamento imobiliário a pessoas físicas ficaram na média em 9,65% em junho. Paiva destaca porque o corte da Selic impacta diretamente na redução dos juros do financiamento imobiliário. “Porque diminui o valor da parcela. Assim, permite que mais pessoas comprem um imóvel”.

Esse aumento demanda, aquece o mercado. Paiva faz um alerta. “A hora de comprar imóvel é agora. Porque a valorização dos imóveis muito provavelmente vai intensificar nos próximos meses. Ou seja, o metro quadrado vai ficar mais caro”, explica o vice-presidente da Ademi/ES.

Construção Civil

A queda na Selic é bom para toda a cadeia. Esse cenário favorável à procura por imóveis, indica um aumento na demanda das construtoras. Portanto, a taxa de juros em queda representa uma excelente oportunidade para os setor.

Isso porque a facilidade em conseguir empréstimos permite que a construtora realize investimentos maiores.

Além disso, vale destacar que a queda na taxa de juros impacta nos investidores. Afinal, traz facilidade do financiamento. Portanto, destaca o vice-presidente da Ademi/Secovi, é um cenário ideal para quem enxerga no mercado imobiliário uma oportunidade de investimento.