Tendências para o futuro dos shopping centers
Vista aérea do Shopping Vitória. Foto divulgação.

 

Com 628 centros de compras espalhados pelo país, os shopping centers não são apenas pontos de venda, mas centros de convivência, inovação e estilo de vida. E que devem, segundo Júlio Takano, CEO da KT Arquitetura de Negócios, apostar no incremento de espaços de bem-estar, gastronomia e entretenimento em seus projetos de expansão e sustentabilidade. “Essa é a visão do shopping do futuro. São três elementos essenciais que merecem destaque e exigem estratégias inovadoras para que sejam criadas ótimas experiências, especialmente de olho no público de alta renda”, argumenta.

 

É com esse olhar que Takano está a frente da visitação técnica que cerca de 30 gestores e executivos de shopping centers de 14 países da América Latina e Caribe realizam nos dias 24 e 25 de junho, em São Paulo. Estão na lista os shoppings Morumbi, JK, Eldorado e Cidade Jardim. O grupo participa do 2º Congresso Latino-Americano de Centros Comerciais, que acontece simultaneamente com a realização do 18º Congresso da Associação de Shopping Centers do Brasil (Abrasce) entre 26 e 28 deste mês no Expo Center Norte.

 

Julio Takano, CEO da KT Arquitetura de Negócios. Foto divulgação.

 

De acordo com o CEO da KT, é preciso os shoppings se adaptarem às novas tendências de consumo para continuar a atrair visitantes. “O consumidor hoje quer uma boa experiência na loja, mas busca por ambientes que vão além de um centro de compras. Espaços de entretenimento e de bem-estar, especialmente para o público acima dos 50 anos, quase não existem. Mas é preciso olhar para eles com carinho. Eles vão menos vezes ao shopping, mas gastam muito mais”, destaca Júlio Takano.

 

Embora o mercado de alta renda no Brasil não seja grande, ele exerce uma influência significativa sobre a economia, impulsionando novos comportamentos de consumo. Uma pesquisa da Bain & Company aponta que, no ano passado, 3,1 milhões de brasileiros receberam mais de R$ 10 mil mensais, enquanto cerca de 114 mil possuem mais de US$ 1 milhão em ativos líquidos.

 

De acordo com o Censo Brasileiro de Shopping Centers 2023-2024 da Abrasce, o setor registrou recorde de faturamento no ano passado, atingindo R$ 194,7 bilhões. O 1º Congresso Latino-Americano de Centros Comerciais aconteceu em Cartagena, na Colômbia, em abril de 2023. A visita guiada, na época, reuniu executivos e gestores de sete países.

Homem de óculus, terno e gravata sorrindo de frente
Alex Pandini Colunista
Colunista
Jornalista com mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político.