Aproveitando a definição do Escritor Ralph W. Emerson, empreendo uma viagem até os conceitos e práticas de uma boa liderança com foco no Sucesso. No que diz respeito ao ambiente empresarial é claro que o sucesso está atrelado a algumas conquistas em termos de resultados ao que ela se propôs quando foi constituida, quando sua missão foi escrita e entendida por todos. Em meio a esta caminhada rumo ao Sucesso (efeito esperado) estão as causas, ou seja, os fatores de verificação como base para o atingimento dos resultados finais (efeitos), e dentro deste conjunto de causas estão as pessoas (bem sucedidas?), junto às demais condições de causas que irão levar o empreendimento ao seu sucesso.

No que diz respeito as pessoas, Emerson ressalta o espírito, cultura, a ética e a visão de mundo de cada um de nós. A definição do grande escritor, autor de vários best sellers nos leva a compará-lo com alguns textos bíblicos onde Cristo exalta o ser humano na busca de um espírito elevado e colaborador para a criação de um mundo melhor. Uma empresa que tenha em seus quadros, pessoas com este grau de Sucesso será também uma empresa altamente vencedora – a correlação é positiva – basta ver a importância das pesquisas de clima para comprovar o atributo de sucesso das empresas.

Os famosos 14 pontos de Deming (década de 50) continuam ainda válidos apesar dos 63 anos de existência – Incrível, não é mesmo? Mas não podemos assustar com esta constatação, o livro de Dale Carnagie – Como fazer amigos e influenciar pessoas – foi escrito em 1937 e continua sendo best seller mundial até os dias atuais, e o mesmo se aplica a Lao Tsé, e principalmente ao maior best seller de todos os tempos, a bíblia. Em todos os casos, estamos falando, lendo, refletindo e agindo em direção ao SUCESSO DO SER HUMANO como base para a melhoria da vida cotidiana, da empresa e porque não… do mundo em que vivemos.

Acrescentamos ao nosso texto, os pontos 12 e 13 do Dr. Deming, onde ele exalta a importância do investimento nas pessoas como base para que as organizações possam atingir os seus macro objetivos cuja validade será conferida por outro importante ser humano, o CLIENTE, USUÁRIO, SOCIEDADE e ou COMUNIDADE.

* William Edwards Deming (Sioux City, 14 de outubro de 1900 — Washington, DC, 20 de dezembro de 1993) foi um estatístico, professor universitário, autor, palestrante e consultor estadunidense.

Deming é amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão. Lá, a partir de 1950, ele ensinou altos executivos como melhorar projeto, qualidade de produto, teste e vendas (este último por meio dos mercados globais) através de vários métodos, incluindo a aplicação de métodos estatísticos como a análise de variantes e teste de hipóteses.

Deming fez contribuições significativas para o Japão tornar-se notório pela fabricação de produtos inovadores de alta qualidade. Deming é considerado o estrangeiro que gerou o maior impacto sobre a indústria e a economia japonesa no século XX.


William Edwards Deming (Sioux City, 14 de outubro de 1900 — Washington, DC, 20 de dezembro de 1993) foi um estatístico, professor universitário, autor, palestrante e consultor estadunidense.

Deming é amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão. Lá, a partir de 1950, ele ensinou altos executivos como melhorar projeto, qualidade de produto, teste e vendas (este último por meio dos mercados globais) através de vários métodos, incluindo a aplicação de métodos estatísticos como a análise de variantes e teste de hipóteses.

Deming fez contribuições significativas para o Japão tornar-se notório pela fabricação de produtos inovadores de alta qualidade. Deming é considerado o estrangeiro que gerou o maior impacto sobre a indústria e a economia japonesa no século XX.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.