Em Janeiro de 2009 esta era a manchete da Revista Época Negócios:

Toyota desbanca a GM e é a maior montadora do mundo

Após 77 anos de liderança, a montadora americana perde o posto ao registrar queda de 11% nas vendas

A Toyota é a maior montadora do mundo. A empresa japonesa destronou a GM nesta quarta-feira, quando foi anunciado o resultado de queda de 11% nas vendas da General Motors em 2008.

Com a crise econômica e uma maior restrição ao crédito, a companhia americana vendeu menos veículos que a Toyota. No total foram 8,35 milhões de unidades comercializadas.

O balanço da Toyota também aponta uma queda nas vendas, de 4%. É a primeira queda da história da companhia. No entanto, mesmo com a redução, o número de veículos vendidos foi maior que o da General Motors: 8,97 milhões de unidades.

A chegada ao posto de maior montadora do mundo coincide com o momento em que a Toyota troca seu presidente. Aiko Toyoda, neto do fundador da empresa Kiichiro Toyoda, assumirá o cargo em junho.

Em março de 2009, a crise global atinge as montadoras: Vendas da Toyota caem 39,8%, GM despenca 52,9% e Ford cai 48%.

Balanço de Junho de 2011: A montadora Toyota prevê queda de 31% em seu lucro neste ano fiscal. A estimativa leva em conta as consequências do terremoto e do tsunami ocorridos em março, no Japão, e a valorização do iene diante do dólar.

A diminuição do lucro deverá acontecer mesmo com a esperada melhora nas vendas no segundo semestre fiscal, quando a produção será ampliada. Embora a companhia calcule que venderá um total de 7,24 milhões de veículos no ano fiscal que terminará em março de 2012 (queda de menos de 1% em comparação com o ano fiscal anterior), a projeção para o lucro líquido é de apenas 280 bilhões de ienes (US$ 3,5 bilhões), um declínio de 31% em relação aos 408,1 bilhões de ienes registrado no último ano. (Agencia Estado – Época Negócios)

É neste cenário de altos e baixos, crises previstas e catástrofes não anunciadas que caminhamos no sentido da GESTÃO TOYOTA, com base em vários estudos e em especial no livro de Matthew E. May, Conselheiro da University of Toyota – TOYOTA, A FÓRMULA DA INOVAÇÃO. O livro relata em profundidade os pontos fundamentais do sucesso da empresa, mesmo considerando todos os acidentes de percurso (que também afetam as demais concorrentes, exceto o Tsunami), e que tem como base sólida uma FILOSOFIA e também um prático e eficaz MODELO DE GESTÃO.

O modelo em si, não é novidade para as empresas brasileiras, pois o exemplo e prática do TOTAL QUALITY CONTROL no Brasil já vem sendo discutido, implantado e aprimorado desde os anos 80, e em especial, o exemplo da Cia Siderúrgica de Tubarão – CST com apoio da Kawasaki Steel Corporation – KSC, a partir de 1984, aqui em Vitória ES.

O quadro a seguir revela de forma simplificada a visão da filosofia de gestão da Toyota:


Esta representação está em vários documentos, estudos e livros (ver: Princípios de Gestão da Produção Enxuta: A arma da Toyota para destronar a GM – Nilton Yamaute e colaboradores – Universidade de Taubaté) sobre a trajetória competitiva da empresa, e tem em sua estrutura elementos que podem ser aplicados em qualquer tipo de organização, independente do produto ou serviço final ao cliente.

A idéia central é entender como instrumentos do tipo: Just in time, Lean manufacturing, Kanban, Times de Qualidade, Grupos de Inovação, Gestão à Vista (mapeamento visual dos processos e indicadores), Método PDCA, Projeto 5S, Planejamento de Longo Prazo (Plano Hosin),  e outras técnicas, possam efetivamente ajudar nossas empresas e organizações em vários setores, na busca de produtividade e resultados consistentes.

Este será o nosso desafio para 2012 e próximos anos.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.