Concluído nesta semana (quinta, 11 agosto) o VIII Fórum de Administradores Públicos, em Domingos Martins,  promovido pela E&L, empresa dedicada ao desenvolvimento de softwares na área da gestão pública.

A abertura contou com várias autoridades, entre prefeitos, vereadores e técnicos da administração pública municipal, estiveram presentes na mesa de abertura os senhores: Estevão e Carlos (E&L), Fábio (Vice prefeito de Domingos Martins), Jadir Pela (governo do ES), Guerino Balestrassi (BANDES), Gilson Amaro (AMUNES), e a grande atração do evento, o ex-governador do ES, Paulo Hartung.

Após as mensagens de boas vindas pela mesa de abertura, coube ao líder político Paulo Hartung a palestra que iremos sintetizar neste momento. Dividimos o pronunciamento em 3 importantes  momentos, sendo:

1. Tecnologia.

Os recentes movimento mundiais em defesa das liberdades teve nos instrumentos tecnológicos, em especial, as redes sociais, um fator de grande relevância nestas ações dos povos oprimidos e insatisfeitos com tais regimes políticos. O uso do Twitter e Facebook foi especialmente importante para a mobilização das pessoas e dos simpatizantes.

Outro ponto relevante a respeito da Tecnologia, é que o Setor Público ficou parado no tempo e foi sufocado pelas novas tecnologias. A única saída será a revisão das leis e dos processos públicos que por certo irão ajudar na recuperação do tempo perdido.

Hoje temos alguns bons exemplos nesta área, como o caso das mães que no nosso governo já puderam consultar a nota dos seus filhos matriculados na rede pública via internet. Já é um grande avanço nesta área.

As dificuldades do setor público são muito grandes, e não apenas aqui no nosso estado e no Brasil. Vejam hoje o que está acontecendo na Inglaterra, em especial, em Londres.

As ferramentas de TI estão à disposição dos gestores do serviço público, e eles tem obrigação de lutar por um desafio especial de vencer até mesmo o setor privado, pois o papel do serviço público é decisivo na caminhada civilizatória. Estamos, pois, num tempo em que é preciso trocar a “formalidade do serviço público” pelo objetivo de obter resultados, pois isto é o que importa no final.

2. O mundo de Hoje

Fatos importantes que nos empurram para uma análise de contingências e busca de soluções: O clima pós-guerra, as oscilações e queda do dólar, declínios importantes de grandes instituições, a China emergente com o seu grande parque industrial e potencial de consumo, o comportamento dos preços das commodities, os problemas das nossas indústrias frente à concorrência internacional, a crise dos EUA considerando que 30 a 35% das nossas exportações vão para lá e para a também combalida Europa. Todos estes fatores nos fazem refletir sobre o que tais acontecimentos podem impactar em nossas atividades e em especial ao nosso sistema de gestão pública e suas fragilidades. Cada vez mais, a gestão está sendo exigida como ferramenta essencial para minimizar tais efeitos e sair da crise.

Quem conviveu com a crise de 2008/9 aprendeu que agora a vez da capacidade gerencial de fazer bons planos, agir com cautela e organização. Tais atitudes e competências são fundamentais para chegar bem no final de cada ciclo, deixando para a sociedade um bom legado.

3. Refletindo sobre a Crise.

Recentemente tive a oportunidade de estudar e refletir sobre uma citação importante do grande cientista Einstein sobre a questão da Crise. As palavras do cientista nos levam a uma só direção: a direção da persistência e do encontro das oportunidades que esta situação nos mostra. Deixo aqui com vocês, no término da minha fala, este momento de reflexão e ação.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.