Grupo da Vale foi selecionado para participar do XXI CBQP  no Rio Grande do Sul.

Além do grupo CCQ Motriz, de Minas Gerais, a VALE garantiu a participação de mais uma equipe de Círculo de Controle da Qualidade (CCQ) no XXI Congresso Brasileiro da Qualidade e Produtividade e XXVII Congresso Nacional de Círculos de Controle da Qualidade. Considerado um dos principais eventos do País para a troca de idéias e experiências entre profissionais de gestão e líderes empresariais, o evento está acontecendo desde ontem, dia 5 e deve ser concluído hoje em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

O grupo Aliança, formado por empregados da Gerência de Manutenção de Locomotivas, do Espírito Santo, apresentará o trabalho Sistema de reset remoto de falhas. O estudo detalha a ferramenta automatizada, criada para reduzir, em quase 100%, o tempo que os trens ficam parados por causa de falhas nas locomotivas remotas (modelo Dash), na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).

A participação na competição nacional foi garantida pelo o bom desempenho da equipe no XXIII Encontro Estadual de CCQ da UBQ e VI Encontro de Grupos Participativos, promovido em Vitória, no Espírito Santo, em 22 de junho. O Aliança concorreu com sete grupos, cinco da Vale e outros dois de grandes empresas do estado. n
A equipe desenvolveu um sistema microprocessado que utiliza o rádio de voz, já existente na ferrovia, para reiniciar os computadores (reset) das locomotivas remotas em caso de falhas. Antes do dispositivo, quando ocorria uma falha, o maquinista precisava parar o trem e seguir até a locomotiva para reiniciá-lo. Este processo poderia levar até três horas. Agora, o reset é realizado via rádio, pelo centro de comando, localizado em Vitória (ES), o que leva, em média, um minuto. Desta forma, a parada do trem não tem mais impacto na circulação.
Realizado desde 1985, pela União Brasileira da Qualidade (UBQ), o evento reúne os melhores trabalhos de CCQ desenvolvidos, no ano anterior, por empresas nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Colaboração do Eng. Edenildo Loureiro da Gerencia de Logística da VALE.

Getulio Apolinário Ferreira Colunista
Colunista
Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa.