O calendário de pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial do governo federal ainda não foi divulgado. No entanto, muitos brasileiros ainda não conseguiram realizar o saque da primeira por diversos fatores, como dificuldades no acesso ao aplicativo, por exemplo.
Mesmo assim, de acordo com o superintendente regional da Caixa, Denis Mathias, as três parcelas do auxílio, que totalizam R$ 1,8 mil, serão pagas a todos os brasileiros que tiverem o cadastro aprovado e estiverem aptos ao recebimento, mesmo que este realize o cadastro nos últimos dias do prazo, que se encerra em 3 de julho de 2020.
“Todas as pessoas que se cadastrarem e forem consideradas aptas para o benefício receberão todas as 3 parcelas. Se por algum motivo o primeiro calendário de pagamento já tiver sido concluído, assim que for, ela receberá as parcelas juntas. Ninguém vai deixar de receber as três parcelas”, disse.
Mathias ainda afirmou que o novo calendário ainda vai levar em conta a questão das longas filas e será formado para evitar a aglomeração nas agências da Caixa. “Estamos prontos para efetuar o pagamento da segunda parcela. Temos feito um esforço para que as pessoas evitem sair de casa. O cadastro e a movimentação dos recursos podem ser feitos 100% digital. Estamos aguardando o novo calendário que, certamente, será mais escalonado, para que a gente possa evitar a aglomeração nas agências”.
O superintendente ressaltou que todo o calendário é estabelecido pelo governo federal. Por parte da Caixa, cabe o cadastramento e a construção do site e aplicativos para que o pagamento seja realizado. Ele ainda destacou que os beneficiários do Bolsa Família vão receber a segunda parcela com base no calendário de pagamento do benefício.
Além do novo cronograma do pagamento, Mathias destacou que outras medidas foram realizadas para evitar a aglomeração nas agências. “Fizemos algumas medidas, como ampliação do horário do atendimento, a simplificação do processo de gerar o código pra quem não conseguiu gerar no celular, também atendemos nos últimos sábados. Nosso aplicativo passou por atualizações e vai permitir acesso apenas da quantidade de pessoas suficiente para a estabilidade do sistema”, afirmou.
Ele ainda reconhece que muitos beneficiários possuem a necessidade de procurar uma agência, mas ressalta que o atendimento será realizado para todos que procurarem o local. “Nenhum brasileiro habilitado para receber o auxílio emergencial vai deixar de receber. Quem não tem smartphone ou quem tem dificuldade de manusear, estamos a disposição para orientar. Quem não tem o aplicativo, nós geramos o código necessário, com a identificação. O aplicativo é a maneira mais cômoda, mas quem não consegue, estamos a disposição”, disse.
Com informações do repórter Matheus Brum, da TV Vitória/ RecordTV