Economia

Nestlé anuncia compra do Grupo CRM, dono da Kopenhagen e Brasil Cacau

Com isso, a Nestlé Brasil passa a oferecer aos consumidores brasileiros a experiência de agregar chocolates finos ao café. A transação ainda deve passar pelo Cade

Foto: Kopenhagen/Divulgação

Mudança no mercado de chocolates. A Nestlé Brasil , que é dona da Chocolates Garoto do Espírito Santo, assinou nesta quinta-feira (7) o contrato de aquisição do Grupo CRM, controlador das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau. O negócio ainda terá que passar pela aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A transação prevê que a Nestlé terá a totalidade da participação do FIP Dutch, cujos quotistas são fundos geridos pela Advent International, no Grupo CRM. 

A expectativa é de o que fechamento da transação ocorra em 2024. Os detalhes financeiros envolvidos não foram divulgados.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Renata Moraes Vichi, que está na empresa há 25 anos, continuará à frente da operação do grupo, como acionista e CEO. O Grupo CRM conta atualmente com mais de mil lojas e é um dos maiores franqueadores do Brasil. 

O controle acionário permitirá à Nestlé participar de um segmento diferenciado, agregando à sua estrutura um novo modelo de negócio com a rede de lojas que oferece uma experiência exclusiva aos consumidores aliando chocolates finos ao café. 

“Consideramos essencial para o sucesso da transação a permanência da Renata na gestão por seu profundo conhecimento do negócio, resultados e pela paixão com a qual vem conduzindo a empresa nos últimos 25 anos, culminando em uma trajetória consistente de desenvolvimento”, afirma Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil. 

“Entendemos que temos uma grande oportunidade de acelerarmos segmentos de maior valor agregado, fortalecendo ainda mais a categoria de chocolates no Brasil.”

Foto: Lu Prezia

Wilson Rosa, Renata Vichi e Marcelo Melchior anunciaram o negócio

A Kopenhagen é uma marca que desde 1928 se distingue pela inovação, com clássicos em seu portfólio como Língua de Gato, Nhá Benta, Lajotinha, Chumbinho e Cherry Brand. Está presente em mais de 600 lojas, em todos os estados brasileiros. 

>>LEIA TAMBÉM: Garoto vai sortear até outubro um ano de chocolates para os fãs da marca

Já as lojas Brasil Cacau estão no mercado desde 2009 e nasceram com a missão de democratizar o chocolate de qualidade no país. Hoje, possui mais de 400 unidades distribuídas em todo o Brasil.

Gestora impulsionou abertura de novas lojas

Os fundos geridos pela Advent adquiriram em 2020 o controle do Grupo CRM. Em três anos, a gestora de private equity impulsionou a abertura de novas lojas, cumprindo os planos de expansão do grupo e acelerando a transformação digital da rede.

“Partimos de um grupo familiar que sempre teve uma governança robusta, com uma cultura forte e propulsora, onde a preservação dos territórios de cada marca e seus movimentos sempre foi prioridade. Com valores inegociáveis crescemos e nos estabelecemos como um dos maiores grupos franqueadores do país. Ao lado da Advent, fizemos em 3 anos o resultado que era esperado para 5, e hoje firmamos essa parceria com a Nestlé certos de que ainda temos um longo caminho a percorrer até o nosso sonho grande. Estou segura de que hoje demos um passo gigante rumo a esse futuro que, como grupo, construímos todos os dias”, disse Renata Vichi.

Já Wilson Rosa, sócio da Advent, corresponsável pelos investimentos em empresas de varejo e consumo na América Latina, disse que fazer parcerias com empreendedores na gestão das empresas em que investe está no coração da estratégia de geração de valor da gestora de private equity. Desde 1997, a Advent investiu em 24 empresas dos dois setores na região.

“Sob o controle da Advent, o grupo CRM cresceu significativamente, consolidando-se como líder do segmento de chocolates premium e uma das principais empresas do pujante mercado de franquias brasileiro”, diz Wilson Rosa.

A expectativa é que a relação que se estabelece entre a Nestlé e o Grupo CRM permita capturar oportunidades em diversas avenidas de crescimento com foco em inovação, digitalização, exploração de novas categorias e canais, além de possibilitar a ampliação de iniciativas de sustentabilidade para o negócio de chocolates.