Num momento de crise financeira ou um gasto acima do previsto é sempre bom pode contar com aquele dinheiro extra que você economizou ao longo do tempo. O hábito de fazer uma poupança é tão importante para a saúde do seu bolso que ganhou até uma data para ser lembrada mundialmente: 31 de outubro.
O Dia Mundial da Poupança foi criado pelo Instituto Mundial de Bancos de Poupança, em 1925, na Itália, um ano após a sua fundação. No Brasil, no entanto, a data só começou a ser comemorada a partir de 1933. A data é destinada a conscientizar a população mundial sobre os benefícios da poupança e as consequências negativas da falta de planejamento financeiro.
Segundo o economista e presidente do Conselho Regional de Economia do Espírito Santo, Victor Nunes Toscano, ter uma reserva em dinheiro é muito importante para garantir o futuro econômico. “Mesmo para quem não tem um objetivo específico, como comprar uma casa, é interessante poupar parte do que você ganha para forma uma reserva. Ela será o seu colchão para situações que podem acontecer e que podem te levar a precisar de mais dinheiro”, destaca.
Já para quem pretende aplicar na Poupança, o economista explica que, nos últimos anos, a inflação alta não tornava a poupança em uma aplicação atraente, comparada a outras aplicações. “Este ano, com a inflação mais baixa, o rendimento da poupança consegue ficar acima da inflação. A vantagem deste tipo de investimento, apesar de render pouco é que é possível fazer a retirada a qualquer momento”, comenta.
Confira dicas para poupar dinheiro:
– Tenha um objetivo fixo (comprar uma casa nova, um carro, fazer uma viagem e etc) e faça um cálculo de quanto será necessário para concretizar o objetivo; Quando receber o salário, poupe um pouco antes de gastar com qualquer outra coisa – guarde ao menos 10% do que ganha;
– Mesmo que não tenha um objetivo específico, procure estipular uma parcela do seu salário que será separada para sua poupança, pode ser entre 10% e 20%.
– Evite comprar a primeira coisa que vê (comprar por impulso);
– Fique atento ao uso do cartão de crédito, pois os juros do cartão de crédito são os mais altos do mercado
– Fique de olho nas despesas fixas da casa (conta de água, luz, telefone, internet e etc).