Governo anuncia início das obras do Aeroporto de Cachoeiro
Com investimento de R$ 76,5 milhões, terminal de passageiros será reformulado e duplicado, pista e pátio serão modernizados.
A logística do Estado deu um passo importante nesta terça (14). O Aeroporto Raimundo de Andrade será ampliado e modernizado, com investimento de R$ 76,5 milhões. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Renato Casagrande em Cachoeiro de Itapemirim. As obras serão financiadas pelo governo do ES e o terminal deve ser um importante componente do hub logístico para atender a todo o Sul do Estado.
As obras incluem melhoria da pista, ampliação do pátio, reforma e construção de um novo terminal de passageiros. Para o governador, o novo equipamento terá condições de operar voos regulares. "O Aeroporto de Cachoeiro vai estar em condições de operar voos comerciais se as empresas assim desejarem, como foi feito em Linhares, que tem voo da Azul entre a cidade e Belo Horizonte”.
Para Casagrande, o investimento é importantíssimo para o desenvolvimento da Região Sul. “Assim como estamos lutando para a Ferrovia Litorânea Sul, pela duplicação da BR-262, a manutenção da concessão da BR-101 e com os diversos investimentos rodoviários com recursos do Estado, como a Rodovia do Frade, é importante termos boas ferramentas de transporte aéreo para dar mais competitividade a essa região. A montagem do canteiro de obras já começou e a gente espera que tudo seja entregue ainda neste ano”, disse.
O prefeito de Cachoeiro, Theodorico Ferraço, destacou a importância do aeroporto para o desenvolvimento econômico do município e agradeceu o governador. "Essa parceria entre o Governo do Estado e o município é fundamental para alcançarmos ainda mais conquistas. Quero reforçar meu compromisso de continuar sendo um grande parceiro do governador Casagrande, ao lado do vice-governador Ricardo Ferraço, para construirmos juntos um futuro ainda mais promissor para Cachoeiro e para todo o Espírito Santo".
Entre as melhorias previstas estão a renovação da sinalização da pista e adequações para garantir segurança e eficiência nas operações aéreas, a ampliação e modernização do pátio de aeronaves, a reforma do terminal de passageiros dedicado à aviação executiva, e a construção de um novo terminal para aviação comercial, que aumentará a capacidade de atendimento.
"A empresa que vai realizar a obra é a mesma que fez Congonhas, Santos Dumont e outros aeroportos importantes e de referência no Brasil. Com a nova estrutura, moderna e eficiente, vamos criar condições para transformar este aeroporto em uma ferramenta de desenvolvimento, ampliando o dinamismo econômico de Cachoeiro e de toda a região sul", disse o vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Estado, Ricardo Ferraço.
Modernização
O projeto inclui a ampliação do número de posições de aeronaves de 5 para 9 e a expansão da área do pátio. A pista de taxiamento também será ampliada, passando de 750 para 825 metros quadrados. O novo terminal de passageiros terá mais que o dobro de área que o atual, garantindo maior conforto e capacidade para operações comerciais e privadas. O estacionamento também será ampliado de 16 para 40 vagas, e a região do aeroporto terá iluminação renovada.
As obras contemplam ainda a modernização da pista de pouso e decolagem, a instalação de equipamentos de auxílios à navegação aérea, como balizamento luminoso, PAPI, biruta iluminada, sinalização vertical e farol de aeródromo.
O consórcio responsável pelas obras tem previsão de conclusão para março de 2026. Com a obra, o Espírito Santo passará a contar, na região sul, com um hub logístico mais qualificado.