Economia

Vitória devolve R$ 2,6 milhões em programa de cashback tributário

Nota Vitória retornou a consumidores 30% do imposto pago por empresas prestadoras de serviço a quem pediu nota na hora da contratação

Foto: Jansen Lube/ PMV

O programa Nota Vitória devolveu R$ 2.602.604,91 para clientes de empresas da área de prestação de serviços que ficam na capital do Estado em 2024. Segundo a legislação em vigor em Vitória, 30% do imposto pago pela empresa é devolvido ao cliente cadastrado no programa que pede a nota na hora da contratação do serviço.

"O Nota Vitória é um programa de cashback tributário importante para o município, que combate a sonegação fiscal e conscientiza a população sobre o papel dos tributos cobrados", disse a secretária da Fazenda de Vitória, Neyla Tardin.

Qualquer pessoa pode participar do Nota Vitória. É só ter CPF e ser cliente de academias, escolas, creches e faculdades particulares, cursos de idiomas, lavanderias, lojas de conserto de eletrodomésticos, salões de beleza, hotéis e oficinas mecânicas que fiquem em Vitória. O valor pode ser depositado em conta corrente do portador do CPF ou ser usado para abatimento no IPTU do próximo ano.

Foto: Divulgação
"Hoje o resgate do crédito é feito de forma automática e rápida pelo aplicativo VitóriaOnline ou diretamente pelo portal do cidadão. Em breve, o Nota Vitória também vai permitir que o contribuinte faça doações ao terceiro setor, o que também destaca o papel social dos tributos", Neyla Tardin, secretária da Fazenda de Vitória

A prefeitura de Vitória acredita que, ao estimular o consumidor a exigir a nota fiscal, assegura a correta tributação além de educar sobre a importância da transparência fiscal a respeito da arrecadação do Imposto Sobre Serviço (ISS). O Nota Vitória foi  criado em 2014.