Começa nesta terça-feira (07) a 20ª edição da Vitória Stone Fair, que segue até a próxima sexta (10), no Pavilhão de Carapina, na Serra. Neste ano também haverá a estreia do Data Business Stone, que acontece neste primeiro dia de evento.
Considerado a maior feira de rochas da América Latina, o evento é uma grande oportunidade de mostrar a força do setor de rochas ornamentais do Espírito Santo, que é líder nas exportações nacionais e responsável por quase 82% de todas as comercializações para o exterior.
No Estado, o setor é responsável por gerar cerca de 25 mil empregos diretos e 100 mil indiretos. No Brasil, o segmento movimenta US$ 5 bilhões por ano, entre equipamentos, insumos e serviços, fechando 2022 com faturamento de US$ 1,28 bilhão em exportações.
Segundo dados do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (CentroRochas), o país é o quinto maior produtor, atrás somente de China, Índia, Turquia e Irã, e gera cerca de 480 mil empregos diretos e indiretos no setor.
O segmento se firma como um dos responsáveis por movimentar a economia nacional, fazendo com que o Brasil seja referência mundial em exportação e qualidade de pedras cada vez mais exóticas e com fino acabamento.
O destaque positivo do Espírito Santo não é apenas no tipo de materiais, mas em toda cadeia produtiva que atua na transformação do produto. De acordo com o Sindirochas, o estado conta com 1.600 indústrias, entre os segmentos de extração, beneficiamento, comércio, serviços, fabricação de máquinas, equipamentos e insumos, dentre outros.
Em evidência está o município de Cachoeiro de Itapemirim, que conta com uma das maiores jazidas do país e é reconhecido pelo enorme parque industrial de rochas ornamentais, reunindo a maior concentração de empresas do ecossistema da América Latina.
No entanto, o setor está presente nos 78 municípios do Espírito Santo (considerando-se a extração, beneficiamento e comercialização).
Data Business
O encontro Data Business acontecerá já na abertura do evento, nesta terça (07), às 15h, dentro da Vitória Stone Fair, no Pavilhão de Carapina.
Em pauta, haverá uma pesquisa exclusiva sobre o mercado de rochas ornamentais em parceria com a Futura; os cenários de Brasil, China e Estados Unidos e as principais tendências do mercado.
Entre os participantes confirmados estão o estrategista-chefe do BTG Pactual, João Scandiuzzi; o advogado Claudio Fabricio Lima; o VP de Macro Sales da Apex, Tiago Pessoti, a CEO da Opea Securitizadora, Flavia Palacios; o vice-presidente do CentroRochas, Fabio Cruz; e o sócio e diretor de indústria de Base, Infraestrutura e Construção da Falconi, André Chaves.