Marcas Ícones 2019: empresas mais lembradas são apresentadas ao mercado publicitário
Em um evento que reuniu o mercado publicitário e representantes de diversas empresas, foram apresentadas as marcas que estão na mente dos capixabas
Qual a primeira marca que vem à sua cabeça quando se fala de um determinado segmento? Essa foi a pergunta realizada pelo Ibope Inteligência para descobrir quais são as marcas mais lembradas pelos capixabas, em mais de 80 categorias, para receber o Prêmio Marcas Ícones 2019, realizado pela Rede Vitória.
Antes da entrega da premiação, no entanto, o mercado publicitário e os representantes das diversas empresas se reuniram, na manhã desta quinta-feira (14), para conhecer as marcas que não saem da cabeça dos capixabas. O evento aconteceu no Cinemark Shopping Vitória.
A pesquisa foi realizada pelo Ibope Inteligência. De acordo com a gerente de Atendimento e Planejamento do instituto, Patrícia Conde, foram entrevistadas 600 pessoas de todas as cidades da Grande Vitória. "A proposta é representar toda a região sem ter nenhum viés. Não é qualquer um da residência que é entrevistado. Temos cotas de faixa etária e sexo, por exemplo, para ter um resultado balanceado”, explicou.
Patrícia ressalta que a pesquisa é feita de forma espontânea, ou seja, o entrevistado cita a primeira marca que vem na cabeça. Neste ano, o estudo foi realizado entre os dias 5 e 10 de fevereiro. Com as respostas, o Instituto trabalha para agrupar as citações e definir o resultado, apresentando as três marcas mais lembradas em todas as dimensões.
Para o vice-presidente da Rede Vitória de Comunicação, Fernando Machado, ser lembrado pelo público é importante para que cada empresa saiba como a sua marca se comporta na mente das pessoas. "Este é um trabalho desenvolvido com as famílias. Ser lembrado é fundamental para que a marca tome as atitudes necessárias para continuar em evidência, mantendo o trabalho na indústria e no consumo", disse.
O Ibope Inteligência também destacou que as marcas regionais são bem lembradas pelo capixaba, o que aponta a força de cada marca no Espírito Santo. "As marcas que são Top of Mind (mais lembradas) tem todo um trabalho por trás de uma comunicação adequada para conseguir falar com o público alvo. Isso por meio de uma mensagem correta e nos canais corretos, o que faz com que a marca ocupe um lugar de destaque na cabeça do consumidor", disse Patrícia.
Segundo o Superintendente Comercial e de Marketing da Unimed Vitória, Claudney Guimarães, a marca é o DNA e o que move cada empresa. "No dia a dia, nós buscamos sempre prestar um bom atendimento aos nossos usuários, tanto na parte de Plano de Saúde, quanto na parte hospitalar. Quando o cliente é questionado e lembra, de forma espontânea, é muito válido e prazeroso, pois mostra que estamos no caminho certo", afirmou.
Para Fernando Machado, trabalhar a marca de cada empresa dentro de uma programação local faz com que o público acompanhe uma linguagem voltada especialmente para ele. "Quando produzimos conteúdo e programação regional, falamos a linguagem da população. Isso possibilita que as marcas se aproximem mais do seu público. Cada um tem uma capacidade de fazer, mas o talento do publicitário para se aproximar ainda mais desse público é fundamental", destacou o vice-presidente da Rede Vitória.