Economia

Carros de até R$ 20 mil: veja modelos e saiba prós e contras

Apesar de serem atrativos à primeira vista, o investimento nesse tipo de veículo deve vir acompanhado de alguns cuidados, segundo especialista

Matheus Moraes

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Montagem Folha Vitória

Com o alto preço dos carros novos, a opção que sobra é recorrer aos modelos usados ou seminovos. Porém, até mesmo esses não estão com os preços tão atrativos e podem até ultrapassar os R$ 50 mil. 

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Apesar de difícil, é possível encontrar veículos mais rodados, com o preço ainda mais em conta, que custam até R$ 20 mil.

Eles podem ser atrativos no início, mas alguns cuidados devem ser levados em consideração ao optar pela compra de um veículo nesta faixa de preço. O especialista em Engenharia Automotiva pela PUC, Everton Peroni, destaca os sinais que devem estar no radar de quem está em busca de um preço mais amigável.

“Esses carros estão em falta no mercado, mas é possível encontrar carros dos anos 2005 e 2006, mas para isso é preciso estar atento a alguns pontos como mecânica do carro, condições dos pneus e do motor, se tem vazamento no motor, como está o sistema de freios, suspensão, iluminação, estofamento", citou Peroni.

Em casos em que é possível encontrar veículos dentro desta faixa de preço, o especialista alerta para a possibilidade de surgirem gastos após a compra, o que, teoricamente, já elevaria o valor do carro.

“Por exemplo, se você compra um Palio Fire de ano 2003 a 2005, talvez precise comprar pneus novos. Cada pneu custa em média R$ 300 e o gasto já subiria para R$ 1.200, deixando o carro de R$ 20 mil um pouco mais caro”, explicou.

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Passado o período mais crítico da pandemia, a economista Melissa Faria Modeneze afirma que o preço dos carros apresentou um aumento considerável. 

Ela explica que isso se deve à dependência do setor automotivo em relação ao dólar, moeda fortemente impactada durante este período.

"Com o reflexo da pandemia, o dólar disparou e como os produtos automotivos são muito vinculados a preços dolarizados, eles acabam ficando com as peças mais caras. A parte externa do carro também é dolarizada e todas as peças ficam com o preço vulnerável ao dólar que, como se manteve muito tempo elevado, não dava mais para as fábricas segurarem o preço", aponta.

Carros usados de até R$ 20 mil

Peugeot 207 - entre R$ 17 mil e R$ 20 mil

Foto: Divulgação

Ano: 2010/2011

Motor: 1.4

Câmbio: manual

Carroceria: sedã

Combustível: álcool e gás natural


Chevrolet Classic - entre R$ 16.900 e R$ 20 mil

Foto: Divulgação

Ano: 2011/2012

Motor: 1.0

Câmbio: manual

Carroceria: sedã

Combustível: gasolina e álcool


Chevrolet Corsa Maxx - entre R$ 16.900 e R$ 18 mil

Foto: Divulgação

Ano: 2006/2006

Motor: 1.0 e 1.8

Câmbio: manual

Carroceria: hatchback

Combustível: gasolina


Fiat Palio Fire Economy - entre R$ 16.500 e R$ 20 mil

Foto: Divulgação

Ano: de 2009 a 2011

Motor: 1.0

Câmbio: manual

Carroceria: hatchback

Combustível: gasolina e álcool


Fiat Uno Mille Fire - entre R$ 10.500 e R$ 18 mil

Foto: Divulgação

Ano: de 2005 a 2008

Motor: 1.0

Câmbio: manual

Carroceria: hatchback

Combustível: gasolina e álcool


Volkswagen Gol - entre R$ 18 mil e R$ 20 mil

Foto: Divulgação

Ano: de 2004 a 2007

Motor: 1.6

Câmbio: manual

Carroceria: hatchback

Combustível: gasolina e álcool

Fonte: Webmotors

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