Economia

Rede Vitória apresenta resultados de Marcas Ícones 2023

A 12ª edição da pesquisa de lembrança de marca realizada pela Kantar para a Rede Vitória foi apresentada nesta quinta (16), em um evento no Hotel Senac Ilha do Boi

O mercado publicitário e de comunicação capixaba enfim conheceu as marcas mais lembradas na pesquisa Marcas Ícones 2023. Os resultados foram revelados nesta quinta-feira (16) para convidados, no Hotel Senac Ilha do Boi. O estudo, em sua 12ª edição, foi realizado pela Kantar e apurou as marcas e empresas mais lembradas em 80 categorias.

Foto: Everton Nunes

O diretor-executivo da Rede Vitória, Felipe Caroni, ressaltou que muitos são os atributos que tornam uma marca memorável, ícone, inesquecível.

“Estar atento à comunidade, suas necessidades e anseios; fazer conexões reais, verdadeiras e cheias de sinergia; abraçar a diversidade; ter e manter o propósito do negócio, e estabelecer políticas de responsabilidade social são ações necessárias e urgentes que as empresas e marcas precisam implementar para se manterem no topo da lembrança e da preferência dos consumidores.”
Foto: Everton Nunes
Felipe Caroni

De acordo com ele, a pesquisa Marcas Ícones revela com seus resultados não só as marcas mais lembradas, mas também movimentos de mercado, mudanças no padrão de consumo e, de forma tão importante quanto, a importância da escolha certa dos parceiros de mídia para a comunicação dessas empresas e marcas.

“A Rede Vitória tem se esforçado a cada dia para ser esse parceiro ideal. Na TV Vitória, temos sete horas e meia de programação jornalística local diariamente, em programas que conversam com todos os públicos. No on-line, o Folha Vitória está consolidado como uma plataforma de notícias, conteúdos, artigos e análises. E o melhor: de forma totalmente gratuita. Na rádio, a Jovem Pan e a Pan News são os grandes destaques. A primeira com muita música de qualidade, entretenimento e presença nas melhores baladas, uma companheira dos capixabas no rádio, no carro e na web. A Pan News, dia a dia, demonstra sua força jornalística, com importantes lideranças na audiência e programas e quadros regionais que levam o que é notícia para ainda mais perto do ouvinte”, destacou Felipe.

Os resultados foram apresentados pelo gerente de Atendimento da Kantar e responsável pela pesquisa Marcas Ícones, Ariel Lourenço dos Santos

Foto: Everton Nunes
Ariel Lourenço dos Santos
“Temos mais uma vez diversas categorias, desde produtos de consumo do dia a dia até serviços e varejo, com marcas locais destacando-se de forma consistente. Muitas vezes como top of mind, mas também como segunda ou terceira mais citada. Isso ressalta a conexão que essas marcas têm com os consumidores da Região Metropolitana de Vitória”, explica.

Outro ponto de destaque, segundo Ariel, é que é fundamental que as marcas sejam conhecidas, mesmo que não sejam lembradas em primeiro lugar, pois isso as ajuda a ter resultados consistentes ao longo do tempo. 

“A primeira camada de um funil de afinidade ou mesmo de um funil venda é o conhecimento de uma marca. Antes de um consumidor de fato tomar a decisão de compra, ele precisa conhecê-la. Além disso, a partir do conhecimento, a marca consegue trabalhar os outros atributos de uma marca forte: a conexão emocional com o consumidor e a sua diferenciação em relação aos concorrentes.”

Tendências de mercado

Durante o evento de divulgação dos resultados de Marcas ícones houve ainda a apresentação de tendências de branding e marketing para 2023, com a especialista em marketing Carine Cardoso, que deixou como dica: 

“Crie comunidades e conexões diretas, afinal, o consumidor que é fã advoga pela marca. Conexões potencializam pessoas para além do produto e a tecnologia deve ser vista como meio, não como fim. Tudo é sobre pessoas.”
Foto: Everton Nunes
Carine Cardoso

O presidente do Sinapro, Alexandre Pedroni, também apresentou a estrutura do sindicato, que compõe um sistema integrado que fortalece o ambiente de negócios do mercado da propaganda. No Espírito Santo, são 41 agências associadas, deixando a unidade capixaba em sétimo lugar no ranking da Federação Nacional das Agências de Propaganda.

Foto: Everton Nunes
Alexandre Pedroni

Segundo Alexandre, o mercado publicitário brasileiro cresceu 7,7% em 2020, quando os investimentos em mídia somaram R$ 21,2 bilhões. 

“Cada real investido em publicidade no Brasil gerou R$ 8,54 para a economia. O Brasil é o sétimo maior mercado em investimentos em publicidade do mundo. A publicidade e a propaganda contribuem para os meios de comunicação; geram empregos; promovem a cultura, a educação e o entretenimento; estimulam a competitividade, e promovem novos comportamentos positivos. Investir em publicidade sempre foi um bom negócio. Até porque, quando associado a uma agência, o anunciante consegue construir a sua marca, aumentar suas vendas e sustentar a sua estratégia de atuação no mercado.”

Confira a galeria de fotos do evento

Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes