Economia

Terminal de Laranjeiras terá Blitz do Consumidor

A ação, que vai até sexta-feira, vai permitir aos moradores da Serra renegociar dívidas e tirar dúvidas sobre o direito do consumidor

Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Em ocasião do Dia Internacional do Consumidor nesta quarta-feira (15), o município de Serra irá receber a Blitz do Consumidor, ação criada com o objetivo de orientar os moradores em relação às finanças.

A ação acontece nos dias 15, 16 e 17 deste mês, das 9h às 16h, sendo o primeiro dia sediado pelo Terminal de Laranjeiras, na área de desembarque. Nos últimos dois dias, as equipes do Procon/Serra estarão na recepção da Câmara de Vereadores, em Serra Sede.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Aos moradores do município de Serra serão oferecidos serviços e orientações relacionadas ao Direito do Consumidor, a contratação de um serviço, a compra de algum produto, além de auxiliar na resolução de problemas de consumo.

O atendimento irá acontecer mediante a distribuição de senhas. Para os organizadores, a expectativa é atender 60 pessoas por dia. A ação contará também com abertura de reclamação e negociação de dívidas.

Reclamações e negociações

Durante a mobilização, as negociações de dívidas com empresas parceiras da prefeitura, como a EDP e a Dacasa, poderão receber resposta na hora. Outras empresas terão prazos de 10 a 35 dias para respostas. 

Caso queira realizar uma negociação ou reclamação, o morador terá que apresentar documento pessoal com foto; comprovante de residência como morador da Serra; além de documentos relacionados à reclamação, como nota fiscal, contrato, extrato de negativação, ordem de serviço, protocolo de atendimento e/ou extrato bancário.

A diretora do Procon/Serra, Janaína Ferreira, contou que os assuntos financeiros líderes de reclamações que no órgão são os empréstimos pessoais não solicitados, os quais caem na conta sobretudo de aposentados e pensionistas.

Além disso, as reclamações de produtos que apresentam problemas também são maioria.

Os empréstimos e as dívidas com bancos e financeiras estão entre as dívidas mais negociadas. Janaína disse ainda que mulheres e idosos estão entre as pessoas que mais negociam dívidas. 

“Apesar de que já estamos observando um aumento de jovens buscando os nossos serviços para negociar dívidas oriundas de empréstimos”, afirmou a diretora.