Economia

Gigantes do sorvete do ES terão 11 mil pontos de vendas este ano

Segundo o Grupo Lamoia, além de ampliar locais de vendas das marcas Luigi e Paletitas, também está prevista a expansão da Real Gelato e Açaí Natuzon

Foto: Divulgação/ Grupo Lamoia

O grupo capixaba Lamoia planeja abrir mais 2 mil pontos de vendas das marcas de sorvete Paletitas e Luigi no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. O objetivo é chegar a 11 mil locais de comercialização até o final do ano.

Um levantamento da Associação Brasileira do Sorvete (Abrasorvete) aponta crescimento de 15% no consumo de sorvetes no país em 2023, chegando a 438 milhões de litros. Para 2024, a expectativa do setor é crescer mais 5% em território nacional.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O Grupo Lamoia, que além de Paletitas e Luigi também administra as marcas Real Gelato e Açaí Natuzon, destaca que as ações, incluindo investimentos em novas máquinas, desenvolvimento de novos sabores e abertura de novos pontos de vendas, repercutem no incremento de 35% no faturamento da empresa, que planeja chegar ao final de 2024 com 45% a mais no resultado.

Para o ano de 2024, a Sorvetes Lamoia explica que a região da Grande Belo Horizonte, em Minas Gerais, está entre os focos. A ideia do grupo também é contemplar a região metropolitana até João Monlevade e Conselheiro Lafaiete. 

“Temos trabalhado na estruturação de uma equipe específica para atuar na região, criando oportunidades e expandindo nossa presença. A ideia é contemplar a região metropolitana até João Monlevade no sentido na BR-262, e Conselheiro Lafaiete, na BR-040”, explica Wanderson Lamoia, diretor-presidente do grupo.

Marca trouxe gelato italiano para o país

Com sede em Piúma, no Litoral Sul do Espírito Santo, Grupo Lamoia aposta também em suas marcas mais novas: a Real Gelato, que trouxe ao Brasil o legítimo gelato italiano, e a Açaí Natuzon, criada com foco na exportação, mas que é comercializada nacionalmente, dada à aceitação e interesse. 

“As duas novas marcas também estão no nosso foco de expansão. Acabamos de abrir uma nova loja no aeroporto, em um modelo que atende os dois produtos, e pode ser replicado em outros aeroportos do país, além de shoppings”, diz Wanderson.

Para dar suporte à expansão, investimentos em equipamentos, estrutura, pesquisa e marketing vêm sendo realizados, além do cuidado a todas as etapas do processo, da produção à comercialização. 

“Investimos em qualidade de matérias-primas – nosso açaí, por exemplo, é orgânico e tem o menor percentual de açúcares do mercado. Outro exemplo é um novo equipamento que acabamos de receber e que aumentou nossa capacidade de produção de sorvete de 8,9 mil litros por hora para 10,7 mil litros por hora, atendendo a demanda para a temporada de verão”, disse. 

LEIA TAMBÉM: Projeto bilionário da Suzano financiado pelo BNDES prevê plantio de eucalipto no ES

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória