Com o tema “Mercado Livre, Sociedade Próspera”, o Instituto Líderes do Amanhã apresenta a edição 2024 do Seminário de Verão neste sábado (23), Vitória.
O evento contará com quatro painéis, onde palestrantes de renome nacional apresentarão seus panoramas sobre o mercado financeiro brasileiro. O seminário será na Casa Mizzi, a partir de 8h30, e contará com a presença de 150 pessoas.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
De acordo com o diretor institucional do Líderes do Amanhã, Victor Casagrande, o seminário faz parte da formação dos associados do instituto, e é o primeiro evento extraoficial do ano.
“Um dos nossos valores é a economia de mercado. Quanto mais livre é o mercado, mais próspera nossa sociedade se torna”, afirma o diretor.
Painéis e palestrantes
No primeiro painel acontece o bate-papo “História e Legado do Movimento Empresarial Capixaba“, que contará com a presença do empresário Nailson Dalla Bernardina.
Ele é diretor executivo do Sicoob ES, além de ser o atual presidente do movimento empresarial ES em Ação. O bate-papo acontece de 9h às 9h20.
Já em seguida vem o ex-deputado estadual de São Paulo Daniel José. Ele comanda o painel “Do Poder Político ao Crescimento Econômico: Como o Estado Influencia o Desenvolvimento da Sociedade“.
A palestra acontece de 9h20 às 10h10. Daniel é economista formado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e mestre em Relações Exteriores pela Vale.
No terceiro painel, “Empreendedorismo e Prosperidade: O Papel Transformador das Empresas“, participam a sócia-fundadora e conselheira da faculdade Multivix, Brunella Bumachar, e o sócio e diretor da CBL e sócio nas empresas Nazca Advisors, Nav Supply e outras companhias, Wilson Calmon.
As empresas serão apresentadas como cases de sucesso para os participantes do seminário. A palestra vai de 10h10 às 11h10.
Já no último painel, “O Custo de Ter Opinião: A Liberdade Foi Cancelada?“, o palestrante é o jornalista Cláudio Dantas, pós-graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (Unb).
Cláudio vai falar de 11h30 às 12h20. Ele já assinou colunas e participações em veículos como Jovem Pan e O Antagonista.
O evento Seminário de Verão é fechado, voltado para associados, convidados e patrocinadores.
Criando lideranças sólidas
De acordo com Victor Casagrande, a importância do evento é fomentar as novas lideranças empresariais do Espírito Santo. O público, formado por jovens de 27 a 35 anos, terão acesso a experiências diretas de gestão de negócios com os palestrantes.
“O principal ponto é adquirir conhecimento com esses palestrantes e sempre defender a economia de mercado. Sem distorções ou influências de terceiros, é possível que nosso mercado seja mais livre. Isso faz com que ele flua de forma voluntária e natural”, diz.
Portas se abrem para novos associados todos os anos
Casagrande explica que todos os anos acontecem processos seletivos para entrada de novos associados. Anualmente, segundo ele, são selecionados candidatos de 25 a 30 anos.
Ele relata que a maioria dos associados correlaciona sua atividade no Instituto Líderes do Amanhã com a melhora de suas carreiras e ampliação de seus negócios.
“Quando realizamos nossas pesquisas, cerca de 90% dos associados correlacionam a associação com o aumento de contratos e a aceleração de suas carreiras. Isso por conta dos conhecimentos e contatos que adquirem no Instituto”, disse.
Este crescimento, aponta Casagrande, tem a ver com o ambiente propiciado pelo Líderes do Amanhã, que exige estudo constante para manter os conhecimentos atualizados em torno dos temas relevantes de economia e liderança.
Além disso, o diretor relata que o Instituto é o ambiente certo para debate de ideias, fundamentais para o crescimento profissional.
“No Líderes do Amanhã, além das obrigações do associado, de ler 13 obras literárias por ano, escrever resenhas e artigos de opinião, você acaba mediando palestras, júris simulados. Além de trazer grande conhecimento, também é um ambiente para debate de ideias. Esse ambiente livre para debater faz aperfeiçoar o perfil profissional e os valores que acredita”.
Leia Também: Supremo derruba ‘revisão da vida toda’ no INSS