MARCAS ÍCONES

Conheça 5 estratégias para sua marca ser bem lembrada pelo mercado

Especialistas apontam as principais ações a serem seguidas para uma marca gerar conexão com o público

Carol Poleze

Redação Folha Vitória
Foto: Freepik

Para ser bem lembrada e ser um sucesso entre a clientela, uma marca pode seguir vários caminhos, até porque não existe fórmula perfeita para um bom desempenho no mercado.

No entanto, algumas rotas não devem ser ignoradas no árduo processo do sucesso. São pontos essenciais para construir uma presença de marca.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Mas, o que faz uma marca ser bem lembrada? Para ir atrás das respostas, o Folha Vitória conversou com Carine Cardoso, estrategista de marca e professora universitária.

Foto: arquivo pessoal
Carine Cardoso é professora universitária
"A marca precisa criar sinergia com as pessoas. Se a sua marca fosse uma pessoa, como ela seria? Como conversaria? São perguntas interessantes para desenhar estratégias de marca", comentou.

De acordo com a especialista, são cinco estratégias que uma marca precisa seguir para ser bem lembrada:

1. Identificação:

O primeiro pilar em um trabalho de construção de marca é ter uma identificação visual e textual. É importante demarcar uma categoria de serviços e produtos. Não pode gerar ambiguidade, tem que ser claramente identificada pelo consumidor.

2. Posicionamento:

A marca precisa estar onde o público está, ser vista e percebida. É preciso estabelecer com o cliente uma conexão emocional e vender muito mais do que os atributos funcionais do produto. É preciso gerar conexão.

3. Código genético:

Definir a personalidade da marca. Se a pauta defendida é sustentabilidade, por exemplo, esse será o norte estratégico da marca. Se for preço baixo, a diretriz estratégica será outra. A marca precisa escolher o que vai nortear como ela será apresentada ao consumidor.

4. Ser interessante:

Questionar se a marca está resolvendo o problema das pessoas, se está atualizada com o contexto de mundo e com os valores da atualidade. É preciso ser interessante ao público.

5. Comunicação assertiva:

Cada vez mais a marca precisa investir em conteúdos ricos que gerem valor para as pessoas. É necessário se comunicar nas mídias certas e para as pessoas certas, contar histórias relevantes e fazer diferença para as pessoas. Não basta gritar os atributos da sua marca, as pessoas querem saber como que esses atributos irão resolver os problemas das pessoas. 

Mentor de negócios Augusto Carrara: "Concorrência é acirrada"

O empreendedor e mentor de negócios Augusto Carrara, que comanda a coluna "Sucesso dos Gigantes" no jornal online Folha Vitória, também deu algumas dicas para quem quer ter sucesso empresarial.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Augusto Carrara é mentor de negócios
“A primeira pergunta é: por que a marca deve ser lembrada? Porque isso significa estar na mente do consumidor no momento da decisão de compra. Uma marca memorável constrói uma conexão emocional que é crucial para fidelização, recomendação. No mundo dos negócios, onde a concorrência é acirrada, ser lembrado é diferencial porque baixa muito o custo de aquisição de cliente quando sua marca é forte”, explicou.

Carrara complementou apontando algumas estratégias que as marcas podem usar.

“Eu acredito que contar a história da marca humaniza muito. Mostrar a jornada de transformação, por que foi criado, quais são os atores disso... Marca de conteúdo é uma outra coisa que você pode fazer para acelerar o processo de construção e reforço de marca, oferecer informações úteis e relevantes que solucionem problemas do seu público, experiência do cliente. E ter uma visão de responsabilidade social também é importante”.

LEIA TAMBÉM: Por que é importante sua marca ser lembrada? Veja casos de sucesso no ES

A sua marca é um ícone?

Com o objetivo de entender como as marcas são vistas pelo público capixaba, todos os anos a Rede Vitória realiza a pesquisa Marcas Ícones. Neste ano, o estudo alcança sua 13ª edição e os resultados serão divulgados no dia 26 de março.

Em 2024, o tema da pesquisa Marcas Ícones é: "Para chegar ao topo, tem que tocar o coração”, com o objetivo de reforçar o caráter afetivo das marcas mais lembradas.

Foram registradas as respostas espontâneas das pessoas com a seguinte pergunta: “Que marca lhe vem à cabeça quando se fala em (categoria)?”.

Neste ano, são 81 categorias, de acordo com as seguintes áreas: Alimentos e Bebidas; Artigos para Casa; Artigos Pessoais; Educação; Empreendedorismo; Imóveis, Construção e Reforma; Lazer; Moda; Saúde; Serviços Especializados, e Veículos.

Foto: Everton Nunes

LEIA TAMBÉM: Supremo derruba 'revisão da vida toda' no INSS