Vports apresenta investimentos para modernizar portos do ES
Empresa que administra os portos de Vitória, Vila Velha e Barra Riacho vai detalhar, durante evento de logística em São Paulo, as intervenções que serão realizadas
A Vports, concessionária dos portos de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho, vai apresentar durante a Intermodal, maior evento de logística da América Latina que acontece nesta terça, quarta e quinta (5 a 7 de março) em São Paulo, os investimentos que realizará no complexo portuário capixaba.
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Em seu segundo ano de concessão dos três portos no Espírito Santo, a concessionária concluirá os investimentos previstos de R$ 150 milhões em obras de infraestrutura e melhorias.
As intervenções realizadas e a serem implementadas em 2024 em busca da modernização e da competividade do complexo portuário capixaba serão detalhadas esta semana, durante a Intermodal.
“É um momento importante para apresentar os novos projetos, investimentos e as oportunidades que surgem para a cadeia num contexto de maior autonomia e dinamismo. Afinal, temos um novo porto, com uma cara nova e mais conectado com os anseios do mercado e sociedade”, afirma Ilson Hulle, diretor-presidente da Vports.
Segundo ele, no mês de março, começam as reformas da estrutura ferroviária na área interna de Capuaba.
“O trabalho começou em fevereiro de 2023 e, de lá para cá, focamos no desenvolvimento do projeto de engenharia. Este projeto será transformador para a Vports”, informa Hulle.
Investimentos em estrutura ferroviária
Os investimentos na estrutura ferroviária têm o objetivo de aumentar o volume de cargas escoado pelo local de aproximadamente 7 milhões de toneladas em 2023 para cerca de 10 milhões de toneladas em 2028.
Os estudos realizados levantaram as intervenções necessárias para acomodar a nova matriz futura de carga e, nesse sentido, serão realizadas agora obras de adequações e retrofit nos ramais A previsão é que as obras estejam concluídas em setembro deste ano.
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No primeiro momento, a nova estrutura ferroviária – que estará ligada à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), atendendo a regiões em Minas Gerais e Goiás - será utilizada especialmente para movimentação de fertilizantes e farelo de soja, com maior capacidade, eficiência e agilidade.
A fase 2 do projeto contemplará outros granéis sólidos e há ainda um estudo para que seja possível realizar captura de combustíveis sólidos até 2029.
“O projeto é um passo importante dentro do propósito da nova gestão do porto de investir em aumento da capacidade, diversificação de cargas e novas áreas de exploração portuária. Temos uma vantagem competitiva em função da sua localização privilegiada, atuando como um elo logístico que envolve diversos modais. Nossos esforços estão voltados para fortalecer o complexo portuário, visando impulsionar um ambiente de negócios mais dinâmico, eficiente e ágil”, afirma Hulle.
Além da obra de revitalização dos ramais ferroviários, já foram realizadas reforma de berços, reformas dos antigos galpões do centro de Vitória, recuperação de plataformas e adequações para diversificar os tipos de carga transportadas.
Outras obras serão a recuperação dos armazéns/silos horizontais e o desenvolvimento de um projeto executivo de solução logística para um novo acesso rodoviário à Capuaba.
“Nosso objetivo é trabalhar para garantir novas oportunidades de desenvolvimento para o Espírito Santo e para o País, a partir dos investimentos em infraestrutura e inovação, trazendo dinamismo e as melhores práticas de gestão, em prol do crescimento sustentável e compartilhado”, ressalta Hulle.
Novos contratos
A Vports também apresenta na Intermodal os bons resultados do primeiro ano de gestão privada do porto. Sete novos contratos foram assinados no período – o sétimo deles, na última semana de fevereiro, com a FTSpar, grupo paranaense que assumirá uma área de mais de 22 mil metros quadrados no Porto, com foco na movimentação e armazenagem de granéis sólidos.
Além disso, a Vports fechou 2023 com 7,3 milhões de toneladas movimentadas. No segundo semestre, a movimentação registrou um crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior.
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Nos segmentos em que novos contratos foram fechados, como o de automóveis, malte e offshore, o incremento de carga ficou entre 55% e 150%, demonstrando o valor e dinamismo do novo modelo de negócio da Vports.
“Foram mais de 1,3 mil atracações em 2023 aumento de 8% em relação a 2022. A Vports também inovou ao realizar a primeira exportação de lithium verde no país e, no final do ano, registrou o embarque recorde de 2023 e o segundo maior de sua história: foram 53.522,636 toneladas de escória granulada embarcadas em Capuaba um único navio”, exemplifica Ilson.
Museu Vale vai funcionar em armazém da Vports
Entre as novidades, destaque também para área cultural e de relações com a comunidade. A partir de uma parceria com o Instituto Cultural Vale, a nova sede do Museu Vale será instalada em um dos armazéns na área da Vports.
O armazém e o prédio anexo, que terão área total de 3 mil metros quadrados, passarão por reformas e adequações para receber o museu.
O espaço será totalmente modernizado, ganhando uma reestruturação territorial, paisagística, econômica e social.
Os detalhes serão definidos após a conclusão dos projetos em andamento. A expectativa é que a nova sede seja aberta ao público a partir de 2025.
Além disso, no ano passado, as iniciativas de ESG da Vports contribuíram para levar educação ambiental, cidadania e oportunidades para mais de 10 mil moradores(as) de regiões próximas à área de porto, em Vitória e em Vila Velha.
São projetos em diversas frentes de atuação abordando temas como inserção no mercado de trabalho, empreendedorismo, proteção ao manguezal, conservação dos recursos hídricos, consumo consciente e coleta seletiva a partir de experiências e metodologias lúdicas como contação de histórias, cinema, oficinas e leitura.
“Nosso objetivo é trabalhar pela modernização e eficiência do porto, tendo sempre como norte o desenvolvimento sustentável, o crescimento compartilhado e a parceria com as comunidades. Só crescemos de fato quando crescemos juntos e entendemos que é urgente e indispensável a união de forças para construir uma cultura de respeito ao meio ambiente e de uso racional dos recursos naturais”, afirma Enilza da Silva Gonçalves da Costa, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Vports.
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