Economia

Folha Business: time de especialistas traz análises quentes sobre a economia no ES

Projeto que estreia no Folha Vitória e na Rádio Pan News Vitória neste segunda-feira (12), engloba cinco novas colunas, além do retorno do programa Mundo Business na TV Vitória

Foto: Divulgação
Luiz Henrique Stanger, Luan Sperandio, Ana Porto, Ricardo Frizera, Stefany Sampaio, Vinicius Torres e João Flavio Figueiredo

Tem novidade chegando no Folha Vitória. Prestes a completar 14 anos, o jornal online lança o projeto Folha Business, a maior plataforma de conteúdos multimídia sobre negócios e inovação no Espírito Santo. O projeto inclui cinco novas colunas, juntamente com a já consagrada Mundo Business, que vão trazer informações e análises quentes da economia local e nacional.

A partir desta segunda-feira (12), diariamente no jornal Folha Vitória e na Rádio Jovem Pan News Vitória (90.5 FM), o time de especialistas vai entregar conteúdos especiais sobre os diversos setores do mercado econômico, com as colunas: Finanças de A a Z, com Ana Luisa Porto; Data Business, com Luan Sperandio; Mundo Imobiliário, com Luiz Stanger; Agro Business, com Stefany Sampaio; e Mercado Diário, com Vinícius Torres.

Foto: Divulgação
Ricardo Frizera assina coluna Mundo Business e apresenta programa na TV

Um dos responsáveis pelo projeto é o investidor e empreendedor Ricardo Frizera, que assina a coluna Mundo Business. Segundo ele, o Folha Business será a maior plataforma de conteúdos sobre negócios e inovação no Espírito Santo.

"Vamos atuar de forma multimídia, entre TV, rádio e jornal online, trazendo conteúdos de qualidade para o público corporativo e empresarial do Estado", afirma.

Titular da coluna Agro Business, a técnica em agronegócio Stefany Sampaio ressalta que o mercado abordado em sua página tem grande relevância para a economia do Espírito Santo. 

"Por muito tempo, o agronegócio não foi valorizado, mas é preciso informar que ele absorve 33% da população economicamente ativa no Espírito Santo e é responsável por 30% do PIB Estadual, sendo a atividade econômica mais importante em 80% dos municípios capixabas. O setor engloba desde a produção agropecuária e extrativa não mineral até as atividades de transporte, comércio e serviços ligados à distribuição dos bens produzidos no campo", explica.

Stefany também destacou a importância de um espaço para trazer este assunto para o Folha Vitória. Ela acredita que a população precisa conhecer mais sobre o que acontece fora dos grandes centros do Espírito Santo. 

"Será que os capixabas sabem que hoje nosso Estado é o maior produtor de café conilon, participando com mais de 75% da produção brasileira dessa espécie? Que é o segundo maior produtor de café do país e também destaque nacional e internacional na produção de cafés especiais, valorizado nas principais torrefadoras do mundo? As pessoas sabem que o Estado é também o maior exportador nacional de mamão papaya? Na maioria das vezes, não. Precisamos comunicar isso e mostrar nossas potencialidades", afirmou.

Traduzir dados

O time do Folha Business é reforçado pela parceria com a Apex Partners, plataforma de investimentos alternativos e serviços financeiros, especializada em gestão de recursos e finanças corporativas. O presidente da Apex PartnersFernando Cinelli, vê a parceria como benéfica para o universo de investidores e de interessados em se aprofundar sobre o assunto. 

"Acreditamos em desenvolver o ecossistema do serviço financeiro e do mercado de capitais do Espírito Santo como forma de melhorar a produtividade do estoque de capital dos capixabas e, para isso, é imperativo trabalhar a informação e o conhecimento sobre a educação financeira para a população daqui do Estado", reforça. 

Foto: Divulgação

Na sua análise, com essa união de forças, tanto os leitores do blog quanto os ouvintes da rádio podem esperar uma variedade de conteúdos sobre temas relevantes que afetam o dia a dia nos negócios. 

"Falaremos sobre temas como planejamento financeiro, comportamento diário do mercado em tempo real, setor de agronegócio que é bem representativo no PIB capixaba, mercado imobiliário, entre outros", aponta. 

Cinelli acredita que o projeto de Ricardo Frizera no Folha Vitória é considerado de vanguarda no Espírito Santo ao promover esse encontro entre quem está em destaque e produzindo no setor empresarial e quem quer conhecer o "caminho das pedras". 

"O Mundo Business se projeta quando traz as lideranças que formam o PIB capixaba para poder compartilhar com todos a sua experiência, de como se chegou até lá, os diferenciais que construíram, de que maneira foi a sua trajetória. Essa informação em acesso gera a possibilidade de trazer diversos insights ao capixaba em geral, que também almeja construir negócios de sucesso", conclui.

Já o editor-chefe da Apex Partners e analista político, Luan Sperandio, assina a  coluna Data Business, que vai, de forma mais clara e dinâmica, traduzir dados para as pessoas focarem no universo de negócios, "separando o que é fumaça do que é fogo", como descrito por ele. Segundo o titular da coluna, as análises serão realizadas com base no noticiário político do que acontece em Brasília.

"Infelizmente, no Brasil, o mercado acionário é muito atrapalhado por controvérsias e ruídos políticos. Esse universo influencia o mercado. Então, vamos analisar riscos e oportunidades políticas. Além disso, vamos decifrar diversos indicadores, rankings internacionais, dados da economia capixaba e internacional para apresentar ao grupo investidor algo para ter mais noções sobre cenários base", explica.

Sperandio afirma que a proposta é trazer uma visão mais clara para quem quer investir e precisa avaliar as possibilidades. "Qualquer pessoa que vai investir em um fundo, precisa fazer a análise de cenário base, com possibilidades de reformas que podem ser aprovadas, por exemplo. Entender o que acontece em Brasília e suas perspectivas é uma arma que todo investidor tem para tomar decisões", afirma.

Nova temporada do programa Mundo Business na TV

Ricardo Frizera também é o apresentador do programa Mundo Business, da TV Vitória/Record TV. A primeira temporada, exibida em 2020, agregou números expressivos: foram mais de dois milhões de pessoas alcançadas pelo projeto e mais de 12 horas de entrevistas exibidas, realizadas com mais de 40 lideranças do Espírito Santo.

Para a nova temporada, que estreia no final deste mês, muitas novidades são preparadas, com o propósito de abranger novos setores e conhecer mais amplamente as regiões do interior do Espírito Santo. 

"Além de conhecer novas empresas e conversar com novos empresários que constroem o PIB do nosso estado e que têm grande representatividade na nossa economia, também vamos partir para o interior do Espírito Santo, junto com a Stefany Sampaio. Será o quadro momento Agro Business. Vamos para cidades do interior para conhecer produtores rurais, cooperativas e indústrias que estão fazendo essa economia do agro girar, que é um setor muito relevante. O agro tem muita força", explicou Frizera.

Outra novidade é o quadro Momento Mundo Imobiliário. "O Luiz Henrique Stanger vai pautar os principais lançamentos e tendências do setor imobiliário do Espírito Santo, falando sobre quais os principais movimentos dos players do mercado imobiliário, grandes construtores e toda a cadeia de atores que contribui para o desenvolvimento imobiliário no estado", disse o apresentador.

Encontro Folha Business

Inspirados em uma receita de sucesso, que motivou os dois primeiros encontros realizados em 2020, para este ano estão programados quatro novos eventos do Encontro Folha Business, que reúne empresários, diretores executivos e financeiros e presidentes de grandes empresas e os maiores tomadores de decisão a nível estadual e federal.

"Sempre buscamos trazer um nome de peso a nível federal. Além de gestores de investimentos, que aplicam bilhões de reais em diversas classes do setor e que têm conhecimento do panorama de investimento. Eles trazem toda essa carga acumulada para nós, dando uma perspectiva do que podemos esperar do mercado para o ano. Também convidamos empreendedores, fundadores de startups avaliadas em dezenas de milhões de reais", explicou o coordenador do encontro, João Flávio Figueiredo.

Para 2021, o primeiro Encontro Folha Business está programado para maio, com nomes ainda em avaliação para confirmação. Os outros três eventos estão previstos para julho, setembro e dezembro.

Conheça os novos colunistas do Folha Vitória

Agro Business

Foto: Mundo Business

A coluna Agro Business será comandada pela Stefany Sampaio, que é técnica em agronegócio, produtora de conteúdo sobre agricultura e agronegócio e palestrante sobre inovação no setor. Atua como consultora de tecnologia e mídia para empresas rurais e pesquisadora acadêmica nas áreas de gestão, agronegócio, irrigação, cacauicultura e outros.

Seu objetivo com a coluna é abordar as principais tendências do agronegócio no Espírito Santo e pautar os produtores rurais do nosso estado.

Mundo Imobiliário

Foto: Reprodução

Luiz Henrique Stanger vai assinar a coluna Mundo Imobiliário. Corretor de Imóveis desde 2008, consultor imobiliário e associado Alumni do Instituto Líderes do Amanhã, ele participou como palestrante do Conecta Imobi 2018 (maior evento imobiliário da América Latina) e esteve em fóruns como GRI CLUB, XP REAL ESTATE 2018, XP MALLS 2019. No âmbito da corretagem de imóveis, é constantemente contratado em formato exclusivo para realizar gestão da venda ou acompanhamento e assessoria junto ao comprador. Transparência e diligência são marcas registradas e amplamente reconhecidas pelo mercado em que atua.

Stanger escreve a coluna para tratar das principais tendências e dos lançamentos do mercado imobiliário nacional e capixaba, com o viés da economia do setor.

Finanças de A a Z

Foto: Divulgação

Ana Porto, responsável pela coluna Finanças de A a Z é formada em Administração, com pós-graduação em Mercado de Capitais e Derivativos. Com cerca de 15 anos de experiência no mercado financeiro, é especialista em investimentos e atualmente atua como banker de Wealth Management na APX Investimentos.

Seu objetivo com a coluna é simplificar para os capixabas os diferentes ativos em que se pode investir e transmitir a importância da educação financeira de forma leve e simples.

Data Business

Foto: Divulgação

Luan Sperandio fica por conta da coluna Data Business. Ele é editor-chefe da Apex Partners e analista político, especialista do Instituto Millenium e associado do Instituto Líderes do Amanhã. Já escreveu para o Instituto Mercado Popular e para o jornal Gazeta do Povo, do Paraná.

Seu objetivo com a coluna é fazer análises baseada em dados, evidências e literatura científica para facilitar a compreensão da política, da economia e do mercado.

Mercado Diário

Foto: Divulgação

Já a coluna Mercado Diário será de responsabilidade de Vinícius Torres, gestor certificado pela ANBIMA, CFA Level 2 Candidate. Torres possui 10 anos de experiência no mercado financeiro, com passagem em Stock Picking e Portfolio Management. Atualmente atua na área de Portfolio Solutions na APX Investimentos.

Seu objetivo com a coluna é explicar a dinâmica dos mercados no Brasil e no mundo em cada abertura e fechamento.

Pontos moeda