A ITA (Itapemirim Transportes Aéreos) foi vendida e não pertence mais ao Grupo Itapemirim. O anúncio foi feito pelo CEO da empresa Adalberto Bogsan, na quarta-feira (14). De acordo com o executivo, a ITA foi adquirida pela Baufaker Consulting, empresa financeira com sede em Taguatinga, no Distrito Federal.
A Itapemirim paralisou suas atividades no mês de dezembro de 2021. Sua paralisação afetou diversos passageiros que tinham adquiridos voos da empresa. A companhia alegou que tomou a decisão para passar por “reestruturação interna”.
Leia também: Itapemirim cancela voos com passagens já vendidas e causa revolta entre passageiros
Além desse problema, desde sua criação, em junho de 2021, a ITA enfrentava ações por falta de pagamento de diárias à tripulação e por não depositar o FGTS dos funcionários
Leia também: Anac proíbe Itapemirim de retomar venda de passagens aéreas
Após ao anúncio da venda, a nova responsável Baufaker Consulting, Bogsan disse que será possível resolver as pendências que a empresa acumula desde que fechou as portas.
“Na próxima semana, começa a nova fase de retomada com reuniões com SAC [Serviço de Atendimento ao Consumidor], Anac [Agência Nacional de Aviação Civil], além de negociações dos passivos acumulados neste período de interrupções das operações, como salários, leasing, taxas de aeroporto, reembolso de passageiros e outros.”
Segundo o CEO da ITA, “após concretizar o negócio, o novo acionista concentra esforços na capitalização da empresa, na reorganização e manutenção do grupo de colaboradores e executivos”.
De acordo com Bogsan, um novo e inédito modelo de transportar passageiros e cargas em território nacional será uma promessa desta nova. Bogsan não deu outros detalhes sobre a negociação com a Baufaker Consulting, como o valor de venda da ITA.
Conheça a Baufaker Consulting
Segundo informações fornecidas pela Receita Federal, a Baufaker Consultingnova é uma empresa de pequeno porte, fundada em 2008 com capital social de R$ 100 mil. O escritório fica em Taguatinga, região administrativa do DF.
A atividade econômica principal da empresa é consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica, mas a Baufaker Consulting informou à Receita outras 20 atividades secundárias. Contudo, nenhuma delas está relacionada ao transporte de passageiros ou à administração de companhias aéreas.
Entre as áreas de trabalho apresentadas pela empresa estão atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral; administração de cartões de crédito; aluguel de imóveis próprios; representantes comerciais e agentes do comércio de produtos alimentícios, bebidas e fumo; entre outras.
Sindicato dos Aeronautas acompanhará compra da ITA
A eventual compra da companhia por uma outra empresa causou alvoroço no meio aeronáutico. Após o anúncio, o Sindicato Nacional dos Aeronautas emitiu uma nota que afirma:
“Diante da notícia da aquisição da ITA Transportes Aéreos pela Baufaker Consulting, empresa financeira, o SNA fará uma reunião com a companhia na próxima segunda-feira (18) para buscar entender como fica a situação da aérea nesta nova configuração, especialmente em relação aos tripulantes.
Após a reunião, o sindicato fará um comunicado à categoria.
Em nota divulgada para funcionários da ITA, o CEO da empresa, Adalberto Bogsan, afirma que “com a aquisição e manutenção dos leasings de cinco aeronaves, do tipo A320ceo, promete inaugurar um novo e inédito modelo de transportar passageiros e cargas em território nacional”.
O texto prossegue dizendo que “na próxima semana, começa a nova fase de retomada com reuniões com SAC, Anac, além de negociações dos passivos acumulados neste período de interrupções das operações, como salários, leasing, taxas de aeroporto, reembolso de passageiros e outros”.
Com informações do Portal R7