Economia

Falência da Tupperware: veja outras empresas que deixaram saudades

A famosa marca de utensílios domésticos admitiu o risco de falência, assim como outros grandes empreendimentos comerciais

Foto: Divulgação / Tupperware

A Tupperware, famosa marca de utensílios domésticos, admitiu na última semana a possibilidade de encerrar suas atividades. Suas ações listadas na Bolsa de Nova York tivera queda de quase 50% nesta segunda-feira (10). 

Fundada em 1946, a Tupperware tem mais de 8.500 patentes de design, como os potes de plástico da marca, mundialmente conhecidos. 

Mas ela não é a única grande empresa a encerrar as suas atividades depois de terem marcado uma geração. Veja abaixo outras empresas que também deixaram saudades: 

1- Duralex

Os pratos de vidro marrom "inquebráveis" da Duralex foram um clássico nas casas durante décadas. Mas, em 2020, depois de 75 anos fazendo parte das mesas ao redor do mundo, a empresa francesa teve recuperação judicial decretada.

Foto: Divulgação

2- Pan Produtos Alimentícios

Conhecida por seus produtos de chocolate em formato de cigarro e moeda, a Pan Produtos Alimentícios entrou com pedido de autofalência na Justiça, em fevereiro de 2023.

Com o pedido, a empresa reconhece a incapacidade de honrar as dívidas e continuar operando. A Pan (cujo nome é um acrônimo de "produtos alimentícios nacionais") estava em recuperação judicial desde março de 2021, mas não obteve sucesso na retomada

Foto: Reprodução

3- Atari

Pioneira no mundo dos games, a Atari declarou falência em 2013. A empresa popularizou o conceito de console e jogos de cartucho.

Foto: Flipar

4- Nokia

A divisão de celulares da Nokia foi comprada pela Microsoft, em 2013, depois de anos de decadência da companhia finlandesa. 

A empresa chegou a ter metade do mercado mundial de smartphones

Foto: Lance! Galerias

5- Blockbuster 

A locadora de vídeo norte-americana Blockbuster abandonou a atividade de aluguel de DVDs e fechou todas as suas 300 unidades remanescentes nos EUA em 2013.

Segundo a companhia, a Blockbuster foi vítima do auge do consumo de conteúdos pela internet.

Foto: Wikimedia Commons

*Com informações do Portal R7