Novo binário da Norte-Sul vai gerar atrativos comerciais para região da Serra
A obra, que ultrapassou os R$ 100 milhões de investimento de recursos próprios e participação do governo do Estado, deve mudar a concepção econômica da região
O novo binário da Norte-Sul, que foi entregue na semana passada, deve gerar atrativos comerciais para a região de Jardim Limoeiro, na Serra. A informação foi repassada pelo prefeito Sérgio Vidigal e corroborada por especialistas ouvidos pelo Folha Vitória.
A obra ultrapassou os R$ 100 milhões de investimento de recursos próprios e participação do governo do Estado.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Em entrevista ao Folha Vitória, o prefeito destacou que a reforma ajudará a mudar a concepção da atividade econômica local.
"Ela tem hoje focada na área de oficinas mecânicas e lojas de autopeças. A nossa expectativa e perspectiva é que como são vias largas, que seja um atrativo de incorporações residenciais e comerciais", disse Vidigal.
Ainda segundo ele, as obras podem impactar positivamente outras áreas e ajudar a expandir bairros como Laranjeiras e outras regiões.
"Hoje, o bairro Jardim Limoeiro é o sétimo mais populoso da Serra, segundo o último Censo do IBGE e a via vai ajudar a ampliar o fluxo de veículos".
Especialista afirma que perfil de serviços vai mudar
Segundo o presidente da Associação de Empresários da Serra (Ases), Fabio Junger, o perfil de serviços da região de Jardim Limoeiro deve mudar também, se adaptando às necessidades dos usuários.
"Oficinas e empresas se deslocam para áreas menos populosas e estes espaços passam a ser ocupados por comércios e serviços B2B, como supermercados, padarias, farmácias, salões de beleza, etc", disse Junger.
Além disso, ele lembra que a região de Jardim Limoeiro atualmente figura entra as mais populosas do município.
"Isso mudou o perfil vocacional do bairro. Onde antes tínhamos prestadores de serviços com áreas maiores, passamos a ter moradores. O binário desafogará o trânsito que podemos chamar de 'trânsito de porta de casa', melhorando e agilizando o movimentação", defende Junger.
Melhorias imobiliárias e mais lojas
O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES), Douglas Vaz, lembra que toda melhoria na parte de infraestrutura e mobilidade urbana traz valorização.
Vaz afirma que a obra realizada na região com o intuito de melhorar a mobilidade urbana deve ter impacto na qualidade de vida dos moradores.
"Acredito que o binário venha melhorar o trânsito no local e a qualidade de vida dos moradores. E, consequentemente, o comércio e a valorização imobiliária", destaca.
LEIA TAMBÉM: Binário da Norte-Sul reduz tempo de viagem em até 30 minutos, diz prefeitura