Economia

Novo binário da Norte-Sul vai gerar atrativos comerciais para região da Serra

A obra, que ultrapassou os R$ 100 milhões de investimento de recursos próprios e participação do governo do Estado, deve mudar a concepção econômica da região

Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra

O novo binário da Norte-Sul, que foi entregue na semana passada, deve gerar atrativos comerciais para a região de Jardim Limoeiro, na Serra. A informação foi repassada pelo prefeito Sérgio Vidigal e corroborada por especialistas ouvidos pelo Folha Vitória.

A obra ultrapassou os R$ 100 milhões de investimento de recursos próprios e participação do governo do Estado. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em entrevista ao Folha Vitória, o prefeito destacou que a reforma ajudará a mudar a concepção da atividade econômica local.

“Ela tem hoje focada na área de oficinas mecânicas e lojas de autopeças. A nossa expectativa e perspectiva é que como são vias largas, que seja um atrativo de incorporações residenciais e comerciais”, disse Vidigal.

Ainda segundo ele, as obras podem impactar positivamente outras áreas e ajudar a expandir bairros como Laranjeiras e outras regiões.

“Hoje, o bairro Jardim Limoeiro é o sétimo mais populoso da Serra, segundo o último Censo do IBGE e a via vai ajudar a ampliar o fluxo de veículos”.

Especialista afirma que perfil de serviços vai mudar

Segundo o presidente da Associação de Empresários da Serra (Ases), Fabio Junger, o perfil de serviços da região de Jardim Limoeiro deve mudar também, se adaptando às necessidades dos usuários.

“Oficinas e empresas se deslocam para áreas menos populosas e estes espaços passam a ser ocupados por comércios e serviços B2B, como supermercados, padarias, farmácias, salões de beleza, etc”, disse Junger.

Além disso, ele lembra que a região de Jardim Limoeiro atualmente figura entra as mais populosas do município.  

“Isso mudou o perfil vocacional do bairro. Onde antes tínhamos prestadores de serviços com áreas maiores, passamos a ter moradores. O binário desafogará o trânsito que podemos chamar de ‘trânsito de porta de casa’, melhorando e agilizando o movimentação”, defende Junger. 

Melhorias imobiliárias e mais lojas 

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES), Douglas Vaz, lembra que toda melhoria na parte de infraestrutura e mobilidade urbana traz valorização. 

Vaz afirma que a obra realizada na região com o intuito de melhorar a mobilidade urbana deve ter impacto na qualidade de vida dos moradores.

“Acredito que o binário venha melhorar o trânsito no local e a qualidade de vida dos moradores. E, consequentemente, o comércio e a valorização imobiliária”, destaca. 

LEIA TAMBÉM: Binário da Norte-Sul reduz tempo de viagem em até 30 minutos, diz prefeitura

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória