Depois de passarmos pelo Caparaó Capixaba, Cachoeiro de Itapemirim, Venda Nova e outras cidades, hoje chegou a vez de irmos para o Norte do nosso Estado, a caminho de Linhares.
Chega mais porque está começando mais um “Diário de Bordo”! Eu sou Haeckel Ferreira e você embarca agora nessa viagem comigo e Adriana Berlinck.
Sua vantagem é que você não precisou acordar às quatro da matina pra sair da nossa central da televisão às cinco. Gente, não tinha nem sol ainda. O recepcionista da TV Vitória nem acreditou quando me viu lá.
Eu até queria deixar uma homenagem aos jornalistas que chegam na redação pra prepararem o ES no Ar durante esse horário. Parabéns, pessoal! Vocês são guerreiros mesmo. É muuuuuuuito cedo!
LEIA TAMBÉM: Diário de bordo: o frio e as belezas encantadoras das montanhas capixabas
Equipe reunida, carro pronto, partimos para Linhares. Era tão cedo, que o galo cacarejou dizendo: “Só mais 5 minutinhos, por favor!” Eu não lembro muito da viagem. Entrei no carro e já comecei a dormir.
Nossa primeira entrevista era com o prefeito da cidade. Mas só às 10 da manhã. Chegamos em Linhares umas oito.
Ou seja…mais duas horinhas de sono no carro. Vou te confessar que estou ficando bom nisso. Já sei o jeito certinho de encaixar minha cabeça no encosto do banco. Estou até pensando em vender um curso online disso.
Beirando umas 9h30, fomos para a prefeitura da cidade. Tomamos uma aguinha, um cafezinho e na hora certa, fomos anunciados para o prefeito. Entramos no gabinete, muito bem recepcionados pelo secretário de comunicação, montamos os equipamentos de filmagem e começamos a conversar com o Bruno Marianelli, o prefeito.
O papo foi legal! Saímos de lá e fomos almoçar. Achamos um restaurante ótimo, com comida caseira que estava uma delícia. Um dia eu falo quem que da equipe é o que mais dá prejuízo na hora de comer. Hahaha…
LEIA TAMBÉM: Diário de bordo: café delícia e paisagens de tirar o fôlego em Brejetuba e Afonso Claudio
De barriga cheia, fomos para a fazenda do Incaper conversar com o Franco Fiorotti, o secretário de agricultura do município. Ele demorou um pouco, tá? Não foram horas. Mas a gente até chegou a pensar que ele tinha desistido. Mas deu tudo certo. O secretário foi super legal e falou super bem.
Linhares é um grande polo de agricultura e indústria. Prova disso é que há pouco tempo dali, tem a fábrica da WEG, empresa especializada na produção de motores para diversos aparelhos.
Todos da fábrica nos receberam muito bem e fizeram questão de nos mostrar cada passo da fabricação e nos contar a história da empresa. Você, com certeza, tem algum aparelho na sua casa que tem um motor feito por eles.
Por falar nisso, sabe a Rimo, aquela fábrica de móveis? Também fica em Linhares. Gente, dá muito orgulho ser capixaba com tantas empresas grandes levando nosso nome para fora. Fomos lá também, conhecemos o dono, o processo de produção e até a loja exclusiva que eles têm pertinho dali.
Quem gosta de chocolate aí? Difícil achar uma pessoa que não goste, né? A nossa equipe foi conhecer uma plantação de cacau imensa, que também produz o próprio chocolate. Comemos muitas castanhas de cacau torradas e secas pelo sol. É de dentro dessa castanha que sai o produto que vai fazer o chocolate.
O Supermercado Casagrande também recebeu a equipe do “Riquezas” e nos contou sua história com Linhares. Foi uma viagem muito rica para todos nós!
Antes de voltarmos para nossas casas, ainda deu tempo de conhecer a produção de mamão. Gravamos, conversamos com as pessoas, finalizamos as imagens e na hora de voltar, adivinha o que aconteceu?
Nosso carro mais uma vez resolveu nos pregar uma peça e não queria funcionar. Mas como em Cachoeiro, tudo deu certo no final e conseguimos voltar para Vitória.
Que aventura, gente!
Acompanhe tudo isso na série especial “Riquezas de Norte a Sul”, no Jornal da TV Vitória e ES no Ar, de segunda a sexta-feira.