Dia das Mães deve movimentar R$ 281 milhões no comércio capixaba
De acordo com levantamento realizado pela Fecomércio-ES, vestuários, calçados e acessórios devem responder por 44,6% do faturamento
O Dia das Mães, segunda data mais importante do comércio no Brasil, deve movimentar R$ 281 milhões em vendas no Estado, de acordo com levantamento divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).
A entidade que integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) apresenta uma expectativa de recuo de 1% no faturamento em relação ao ano passado. No Brasil, foi estimada uma queda real de 4,1% nas vendas em 2023, com faturamento de cerca de R$ 13 bilhões.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
De acordo com a análise da Federação, a expectativa de recuo este ano vem de um cenário econômico menos favorável por conta da inflação e dos juros altos – apesar da perda de ritmo de alta de preços, o nível atual de inflação ainda é sentido pelos consumidores, que deverão pesquisar para encontrar produtos com valores mais acessíveis.
O levantamento traz, ainda, os presentes mais procurados na data, que incluem vestuários, calçados e acessórios, que devem responder por 44,6% do faturamento no Dia das Mães.
LEIA TAMBÉM: Investimento de R$ 430 milhões da Nestlé no ES deve gerar mil vagas de emprego
Além disso, móveis e eletrodomésticos (16,3%); e perfumaria e cosméticos (16%) também figuram na lista dos produtos mais demandados. O valor médio desembolsado pelos capixabas para o presente das mães deve ficar em torno de R$ 200.
Segundo Idalberto Moro, presidente da Fecomércio-ES, além de contribuir para alta nas vendas do comércio, o Dia das Mães também é uma oportunidade para movimentar a cadeia de serviços, especialmente os de alimentação fora de casa, salões de beleza e estética.
“Uma data comemorativa sempre tem o efeito de impulsionar as vendas, ainda que as famílias estejam com os orçamentos um pouco mais apertados. O Dia das Mães é considerado o Natal do primeiro semestre, por isso temos otimismo com a data”, pontuou.
Estratégias para atrair os clientes
Há quem espere boas vendas para a celebração, como é o caso de Marcos Rosetti, gerente de administração de uma loja de vestuário feminino na Glória, Vila Velha. Ele conta que a loja pensou em uma maneira criativa de conquistar o coração das mamães: um cupom-presente.
"Estamos dando um cupom-presente no valor de R$ 200 a qualquer compra, ou seja, é sorteado um cupom-presente para que as pessoas venham comprar com a gente", disse.
A estratégia de promoções também chamou a atenção de uma loja de bolsas, calçados e acessórios femininos. A supervisora Mônica Baudson afirma que o Dia das Mães é a segunda melhor do ano, ficando atrás apenas do Natal.
"É o nosso segundo Natal, é a segunda melhor data do ano com crescimento de mais de 50% em relação a um mês normal", afirmou.
Para quem vai presentear, a saída é pesquisar bastante para acertar no mimo e também para dar um alívio ao bolso, como conta o autônomo Diego de Matos.
"Os preços continuam bem elevados em relação ao que era anteriormente. Ainda não decidi, tem que pesquisar bastante. Tem que olhar os preços, as lojas, para ver o que a gente acha com melhor valor", disse.
Apesar disso, Diego não abre mão de levar um presente especial para a mamãe, afinal de contas, ela merece! "Se quiser dar um presente bom, creio que passa desse valor de R$ 200. Mãe é mãe para toda vida".
Leia Também: Tradicional loja Marisa no Centro de Vitória vai ser fechada
*Com informações do repórter Paulo Rogério, da TV Vitória/Record TV