Economia

ES em ação, entidades e lideranças lamentam morte de Fabio Brasileiro

Empresário lutava contra um câncer no intestino. Ao longo da carreira, Fabio teve papel de destaque no desenvolvimento da economia capixaba

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Empresário com forte relação com o desenvolvimento econômico do Espírito Santo, Fabio Brasileiro deixará um legado ao Estado. O ex-presidente do movimento empresarial ES em Ação morreu na madrugada desta terça-feira (09), aos 55 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Rita, em Vitória, desde o último sábado (06).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O movimento presidido por Fabio entre 2020 e 2022 emitiu uma nota de pesar em que destacou a dedicação, profissionalismo e capacidade de diálogo do empresário.

"Sempre reconhecido pela visão estratégica, articulação e capacidade de diálogo com todos, teve uma carreira de destaque no Espírito Santo. Seu legado de dedicação, profissionalismo e ética serão sempre lembrados pelos que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado", afirma nota divulgada pelo ES em Ação. 

Fabio Costa da Silva Brasileiro era formado em Administração pela Faesa. No currículo, tinha MBA em Gestão Estratégia de Negócios pela Universidade de São Paulo e especialização em Gestão Estratégica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Em 1987, iniciou a trajetória na Vale como estagiário do setor de Economia e Comércio Exterior do Porto de Tubarão. O talento e profissionalismo o levou a outros patamares, inclusive, internacionais. Em 2016, chegou ao Conselho Operacional da companhia.

O diretor de Pelotização da Vale, Rodrigo Ruggiero, lembrou que o trabalho desenvolvido por Fabio trouxe importantes contribuições para a sociedade.

"A Vale lamenta profundamente a perda de Fabio Brasileiro, que atuou na empresa por cerca de 30 anos, ocupando diversas posições, desde o cargo de estagiário até diretor. Deixou inúmeras contribuições para a empresa, as pessoas e a sociedade. Após sua trajetória pela Vale, Fábio permaneceu como uma das principais lideranças empresariais do Espírito Santo, fomentando o ambiente de negócios e o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos”, disse.

No ano seguinte, em 2017, Fabio se tornou diretor de Desenvolvimento e, depois, vice-presidente do ES em Ação. Em 2019, foi eleito diretor-presidente. Entre os diversos projetos em que esteve à frente, se destacou como principal articulador do setor produtivo junto à gestão pública para a preservação da vida e dos empregos no Espírito Santo durante a pandemia da covid-19.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, afirmou que Fabio foi um líder incansável no desenvolvimento econômico e social capixaba.

"Recebo com muita tristeza a notícia da partida de Fabio Brasileiro, ex-presidente do ES em Ação. Um líder incansável na promoção do desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo. Sua memória e legado continuarão nos inspirando. Meus sinceros sentimentos à família e amigos."

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, também destacou a importância de Fábio para implementação de novas ideias e projetos na economia e lamentou a morte do empresário.

"Recebi com pesar a notícia do falecimento do amigo e empresário Fábio Brasileiro. Seu perfil agregador e generoso trouxe grande impacto para o fomento da economia no Estado. Fábio foi presidente do movimento empresarial ES em Ação, reunindo importantes ideias e projetos. Uma grande perda a sua partida. A ele agradeço por todos os conselhos, ideias e ajuda. Permanece o legado de tudo que ele representa e fez por nosso Estado", disse.

O ex-governador Paulo Hartung destacou que Fabio dedicou parte da sua vida ao crescimento econômico. 

"Recebi com tristeza a notícia do falecimento de Fabio Brasileiro, liderança empresarial importante que dedicou parte de sua vida ao crescimento econômico do Espírito Santo. Meus sentimentos aos familiares e amigos".

O empresário também coordenou o Fórum de Entidades e Federações (FEF) de 2020 a 2022, foi membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-ES) e vice-presidente institucional da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes).

O presidente do Ibef-ES, Pedro Chieppe, disse que hoje é um dia triste para a comunidade empresarial capixaba e destacou a liderança de Fabio na economia do Estado. 

Hoje é um dia muito triste para o nosso Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-ES) e também para toda a comunidade empresarial capixaba. Fabio Brasileiro era membro do Conselho de Curadores do Ibef-ES. Um líder atuante e que exerceu papel essencial com projetos e debates para a economia do nosso Estado. Fica o seu legado e a inspiração para todos nós”.

A presidente da Federação, Cris Samorini, afirmou que Fábio sempre será lembrado pelo comprometimento com as pessoas, sua competência e integridade.

"Ao longo da sua trajetória profissional, Fabio sempre contribuiu para o setor industrial, seja atuando na Vale, no ES em Ação ou como diretor regional da Findes. Ele será sempre lembrado pelo comprometimento com as pessoas, resultados e valores das empresas por onde passou, além da sua competência e integridade. Nossos sentimentos aos amigos e familiares".

O presidente do Sicoob ES, Bento Venturim, destacou a visão empreendedora de Fabio Brasileiro, que contribuiu para o desenvolvimento do Espírito Santo:

"Fabio Brasileiro foi um grande líder empresarial com atuação muito relevante para o desenvolvimento do Espírito Santo. Sua visão empreendedora e comprometimento com a comunidade o tornaram capaz de transformar ideias em ações concretas, o que contribuiu muito para impulsionar a economia e promover o bem-estar social. Sua partida deixa um vazio imenso, mas seu legado de empreendedorismo e dedicação ao próximo jamais será esquecido".

Recentemente, Fabio atuava como consultor empresarial nas áreas de infraestrutura, logística e relacionamento. Com mais de 30 anos de experiência profissional, o empresário se destacou no cenário econômico capixaba.

O presidente do Grupo Buaiz, Americo Buaiz Filho, disse que teve o privilégio de conviver com o empresário, uma figura que sempre teve opiniões sensatas e inteligentes.

"Fabio Brasileiro foi um bom filho, um bom pai, um bom marido, um ser humano exemplar, um profissional ímpar. Tinha uma capacidade de ouvir e de emitir opiniões sensatas e inteligentes como poucos. Tive o privilégio de contar com sua consultoria, seus conselhos e, principalmente, com sua amizade."

Em 2017, Fabio Brasileiro foi homenageado no Prêmio Líder Empresarial, promovido pela Rede Vitória, na categoria Líder em Maiores Empresas do Espírito Santo. Na ocasião, lembrou a importância de um bom líder no crescimento das empresas e das pessoas, legado que não será esquecido.

Foto: Folha Vitória

Fabio Brasileiro deixa esposa e dois filhos. O velório está previsto para começar às 13h desta terça-feira (09) no Cemitério Parque da Paz, em Vila Velha. O sepultamento deve ocorrer às 16h30.