O pagamento da restituição do Imposto de Renda começa no próximo dia 31. Na mesma data, encerra o prazo para o envio da declaração deste ano. Uma das novidades anunciadas pela Receita Federal para 2023 é que os contribuintes que têm valores a receber poderão ter o pagamento antecipado por PIX.
Têm direito a receber a restituição todos os contribuintes que pagaram impostos além do necessário no ano-base. A Receita Federal segue uma ordem prioritária para realizar o pagamento.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Recebem primeiro as pessoas com mais de 80 anos. Em seguida, as pessoas com mais de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave. Aquelas cuja maior fonte de renda seja o magistério, que fizeram a pré-preenchida ou indicaram PIX para restituição também terão prioridade.
Saiba valor e data de pagamento da restituição do Imposto de Renda
Todos os contribuintes podem consultar o valor da restituição do Imposto de Renda que tem para receber e a data de pagamento. Para isso, basta acessar o serviço “Pedido de Restituição” no site ou aplicativo da Receita Federal. Em seguida, é preciso clicar em “Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação”.
O pagamento da restituição é realizado em conta corrente bancária ou poupança de titularidade do beneficiário. O número da conta deve deve ser informada na declaração de Imposto de Renda.
LEIA TAMBÉM: CDB ou Tesouro Direto: qual a melhor opção para investir o seu dinheiro?
Em 2023, o pagamento poderá ser realizado por PIX. Neste caso, é preciso que a declaração tenha sido enviada à Receita Federal até 10 de maio e a chave PIX seja o número de CPF do declarante.
O valor da restituição é corrigido pela taxa Selic a partir de maio e vai até o mês anterior ao pagamento, acrescido de mais 1% no mês do depósito.
Imposto de Renda 2023: confira o calendário da restituição
31 de maio – Primeiro lote;
30 de junho – Segundo lote;
31 de julho – Terceiro lote;
31 de agosto – Quarto lote;
29 de setembro – Quinto e último lote.