Economia

Vital deve movimentar R$ 50 milhões na economia do ES

Em entrevista ao Folha Vitória, o organizador do evento, Pablo Pacheco, ressalta que o carnaval fora de época vai gerar movimentação econômica direta e indireta

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O Vital 2023, marcado para os dias 15 e 16 de setembro de 2023, no Sambão do Povo, em Vitória, deve movimentar cerca de R$ 50 milhões na economia capixaba. Segundo estimativas e contas dos organizadores, o evento deve reunir um público de 46 mil foliões.

Em entrevista ao Folha Vitória, o organizador do evento, Pablo Pacheco, ressalta que o evento vai gerar uma movimentação econômica direta e indireta em Vitória e no Espírito Santo. "Temos uma grande variedade de fornecedores e trabalhadores que tiram a sua fonte de renda do evento", descreve. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo Pablo, são mais de duas mil pessoas, de variadas cadeias produtivas, trabalhando em cada um dos dois dias do evento, sendo esperadas a criação de 4.600 empregos. "Entre eles temos fornecedores de palcos, técnicos de luz, som, equipamentos e estruturas", destaca o produtor.

Além disso, é ressaltado o impacto indireto no setor econômico que é gerado pela grandiosidade do Vital. 

"Temos um acréscimo na economia na rede hoteleira, nos bares, restaurantes, transportes por táxi, aplicativos, salão de beleza entre tantos outros segmentos da sociedade que são impactados positivamente", finaliza Pablo. 

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), destacou ainda o incremento da atividade da microeconomia, com os moradores da região de Grande Santo Antônio de Mario Cypreste que trabalham no Vital. "Há o número que para cada 100 foliões existe a presença de um trabalhador que leva o sustento para dentro de casa". 

Além disso, o prefeito da Capital ressaltou que o evento será incluído no calendário oficial da cidade de Vitória.

"Será sempre no primeiro fim de semana depois do aniversário da cidade. Além disso, fomos para setembro porque é o mês de Vitória e para sair das chuvas", disse o prefeito. 

LEIA TAMBÉM: Seminário de energia no ES vai discutir inovação e até "gato" na rede elétrica