Economia

Americo Buaiz é homenageado com comenda nos 70 anos de Fecomércio

Ao todo, 23 personalidades foram lembradas, dentre elas o fundador do Grupo Buaiz, que também deixou suas digitais na fundação da Federação do Comércio do ES

Guilherme Lage

Redação Folha Vitória
Foto: Guilherme Lage/Folha Vitória

Emoção e homenagens marcaram a noite desta quinta-feira (9), no Sesc Glória, no Centro de Vitória, durante a celebração das sete décadas de existência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), com a entrega da Comenda Antonio Oliveira Santos.

Ao todo, 23 personalidades capixabas foram homenageadas, dentre elas, Americo Buaiz, fundador do Grupo Buaiz, que também deixou suas digitais na fundação da Fecomércio-ES. A comenda foi concedida pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales)

A cerimônia desta quinta-feira contou com a presença do presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Além de fundador, Americo Buaiz foi presidente da Federação, eleito em 1958, ano em que também ajudou a fundar a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). 

Americo Buaiz foi homenageado com a Comenda Antônio Oliveira Santos, honraria que leva o nome de outro presidente da Fecomércio, que dirigiu a Federação por 15 anos e que faleceu em 2023.

A neta de Americo, a empresária Eduarda Buaiz, vice-presidente da Buaiz Alimentos, recebeu a comenda em nome da família: 

"Para nossa família é muito importante, principalmente porque meu avô foi um dos fundadores da Fecomércio e fez parte da primeira diretoria. É um reconhecimento não só do empresário que ele foi, mas da pessoa que ele foi, sempre fazendo a diferença na vida das pessoas", disse Eduarda, emocionada. 
Guilherme Lage/Folha Vitória
Guilherme Lage/Folha Vitória
Guilherme Lage/Folha Vitória
Guilherme Lage/Folha Vitória
Guilherme Lage/Folha Vitória
Guilherme Lage/Folha Vitória
Guilherme Lage/Folha Vitória
Guilherme Lage/Folha Vitória
Guilherme Lage/Folha Vitória
Guilherme Lage/Folha Vitória

O Grupo Buaiz é o quinto maior conglomerado empresarial do Espírito Santo e atua em diversas frentes, como alimentos, comunicação, shopping center, educação e inovação.

Foto: Reprodução TV Vitória
Americo Buaiz Neto é vice-presidene da Rede Vitória de Comunicação

Vice-presidente da Rede Vitória de Comunicação, Americo Buaiz Neto falou da alegria da família em receber a comenda em homenagem ao avô, de quem herdou o nome. 

"É uma representação muito grande. O meu avô, Americo Buaiz, foi muito visionário quando resolveu fundar a Fecomércio, por ser uma instituição que representaria 70% do PIB capixaba. Estar aqui representando meu avô, que não tive a honra de conhecer, mas estar junto com a minha irmã Eduarda representando e continuando o legado dele, é uma grande felicidade, estou muito feliz de estar aqui", disse Americo Buaiz Neto. 

70 anos de Fecomércio

A Fecomércio-ES foi fundada no dia 8 de maio de 1954. Atualmente, representa quase 400 mil empresas que empregam 719 mil capixabas, o que corresponde a 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. 

Em breve, a Federação estará de casa nova, que ficará em um terreno de aproximadamente 4,5 mil metros quadrados, em Santa Lúcia, em Vitória, mesmo bairro que já abriga a atual sede da federação.

O edifício será construído com cinco pavimentos, que integrarão a sede administrativa do Sesc e Senac ao mesmo prédio do Sistema Fecomércio-ES.

Veja o vídeo do projeto da nova sede da Fecomércio: 

A obra contará com cerca de 8 mil metros quadrados de área construída e o investimento previsto é de R$ 40 milhões. A previsão para a entrega da nova sede é de 24 meses.

O presidente da Fecomércio, Idalberto Moro, esteve presente na cerimônia de entrega das comendas e afirmou que o marco de 70 anos da criação da Federação é de extrema importância para o Espírito Santo. 

"É importante porque a Fecomércio completando 70 anos, uma história muito longa, prestando serviço à sociedade, principalmente por meio de seu braço social, Sesc e Senac. É um marco muito importante para uma entidade que é a mais antiga representante do comércio e não só isso: representa praticamente 70% do PIB do Estado, em termos de emprego e empresa. É muito importante neste momento a federação estar completando 70 anos", disse. 

Moro também foi surpreendido durante a noite de homenagens, sendo homenageado com a Comenda Domingos Martins, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa.

Outras homenagens da noite

Como não poderia ser diferente, o empresário que dá nome à comenda também foi homenageado. Antonio Oliveira Santos foi imortalizado, representado pela filha, a engenheira Beatriz Oliveira Santos. 

Confira os homenageados:

Categoria Institucional
Governo
Governador Renato Casagrande
Assembleia Legislativa
Presidente Marcelo Santos
Prefeitura de Vitória
Prefeito Lorenzo Pazolini

Turismo

Parque do China
Valdeir Nunes
Mosteiro Zen Budista
Monge Daiju Bitti
Restaurante Guaramare
Chef Vicente Bojovski 
Restaurante Atlântica
Chef Osmar Bodevan
Restaurante Oriundi
Chef Juarez Campos

Serviços

Maely 
Maely Coelho
Grupo Águia Branca
Aylmer Chieppe
Time Now
Francisco Carvalho
Folha Vitória 
Hélio Dorea

Comércio

Pianna 
Bráz Pianna
Lojas Sipolatti 
Aristides Sipolatti
Mercadão
Martinho Demoner
Unicafé
Jair Coser
Grupo Coutinho
Mário Coutinho
Casa Mota
Aquiles Mota
Sabor da Terra
Célia Nolasco
Grupo Buaiz
Americo Buaiz – Família Buaiz
Supermercados Carone
William Carone
Produtos Carnielli
Leandro Carnielli

Dentre os homenageados na categoria comércio, houve uma salva de palmas para o comerciante Aquiles Mota, fundador da Casa Mota, que deu início ao empreendimento em 1950. 

Leia Também: VÍDEO | Veja detalhes de como será a nova sede da Fecomércio em Vitória