Desenvolva e retenha talentos na sua empresa com gestão comportamental
Empresas que não enxergarem que as pessoas são o pilar central de organizações atuais perderão seus talentos
*Artigo escrito por Alessandro Coutinho, professor, pesquisador, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão na Universidade Vila Velha (UVV) e Líder do Comitê Qualificado de Conteúdo de Empreendedorismo e Gestão do IBEF-ES.
Um levantamento do portal de recolocação profissional Empregos.com.br revelou que cerca de 77% dos profissionais no mercado de trabalho brasileiro pretendiam mudar de emprego em 2023. A principal causa era a insatisfação com o trabalho atual, que atingiu 81,1% dos trabalhadores entrevistados.
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Os colaboradores têm a expectativa de serem valorizados e se não encontram esse tipo de reconhecimento estão propensos a buscar outras oportunidades. Empresas que não enxergarem que as pessoas são o pilar central de organizações atuais perderão seus talentos.
Nesse contexto, a gestão comportamental tem se destacado como uma abordagem eficaz para gerenciar equipes de forma mais precisa e eficiente, e também reter talentos.
Em vez de se concentrar apenas em aspectos técnicos e operacionais, a gestão comportamental considera as características individuais dos colaboradores, como suas habilidades, personalidade, motivações e estilo de trabalho. Isso inclui a compreensão das diferentes formas de comunicação, resolução de conflitos, tomada de decisão e trabalho em equipe.
Ao compreender essas características individuais, os gestores podem direcionar seus esforços de desenvolvimento de maneira mais precisa, aproveitando ao máximo o potencial de cada membro da equipe.
No entanto, é importante destacar que o sucesso da gestão comportamental não depende apenas das ferramentas utilizadas, mas também do comprometimento dos líderes e da cultura organizacional.
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É essencial que os gestores estejam dispostos a investir tempo e recursos na compreensão e aplicação dos insights comportamentais, integrando-os de forma eficaz às estratégias de desenvolvimento e gerenciamento de equipe.
Seis dicas para aplicar a gestão comportamental na sua empresa:
1. Mapeie o perfil dos funcionários para conhecer as características de cada membro da equipe, crie um banco de dados para a organização e verifique se os talentos estão sendo utilizados da melhor forma possível.
2. Defina o perfil comportamental desejado para cada uma das funções desempenhadas dentro da empresa, a fim de estabelecer as características que o profissional deve ter para ocupar determinado cargo.
3. Alinhe os perfis ideais para os cargos com base nas informações de sua equipe e no que foi definido para cada posição. Dessa forma, é possível realocar os funcionários para que estejam em cargos mais alinhados com suas características.
4. Desenvolva os perfis dos funcionários para que possam desenvolver habilidades e características relevantes para o cargo que ocupam. Isso é especialmente importante quando se trata de profissionais com grandes habilidades técnicas que ocupam posições importantes.
5. Capacite os líderes da empresa para que sejam capazes de trabalhar com funcionários com diferentes perfis comportamentais. Dessa forma, eles saberão como orientar o talento para alcançar os melhores resultados.
6. Defina e monitore metas para que possa verificar se as mudanças e ajustes feitos estão tendo o efeito esperado.
Por fim, a gestão comportamental não se trata apenas de melhorar o desempenho organizacional, mas sim de cultivar um ambiente em que cada indivíduo possa alcançar seu potencial máximo, contribuindo para o sucesso coletivo da empresa.
Para isto, é preciso que o líder tenha empatia, compreensão e um compromisso sério com o crescimento e desenvolvimento contínuo dos seus colaboradores.