Os moradores das 46 cidades do Espírito Santo que são atendidos pela Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) podem preparar o bolso. Um reajuste na conta de água e esgoto vai deixar a fatura mais cara a partir de agosto.
O aumento de 13,09% foi aprovado pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos (ARSP) e publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (30). A nova taxa valerá até julho de 2023.
Segundo a ARSP, o novo valor tem como base as perdas inflacionárias. A agência também autorizou que a tarifa social seja aplicável aos usuários coletivos da categoria “Residencial Critério I”, desde que sejam comprovados os requisitos da tarifa social.
Quem tem direito a tarifa social na conta de água?
Para ser beneficiário da tarifa social, o morador precisa estar inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou no cadastro único para programas sociais do Governo Federal e deve comprar alguns requisitos de renda. São eles:
– Renda mensal de até R$ 210,00 per capita estando enquadrado em situação de pobreza e extrema pobreza. Neste caso, o desconto nas tarifas será de até 75%.
– Renda mensal per capita maior que R$ 210,00 e menor ou igual a meio salário mínimo ou favorecida pelo BPC. Neste caso, o desconto nas tarifas será de até 60%.
Como conseguir tarifa social da Cesan?
Para ser beneficiário social é preciso procurar um atendimento da Cesan e apresentar os seguintes documentos:
– Matrícula do imóvel na Cesan;
– Comprovante de residência;
– Cópia dos documentos pessoais;
– Documento comprobatório de inscrição no CadÚnico (com faixa de renda e número do NIS) ou do benefício do BPC.