Economia

Projetos de desenvolvimento para Vila Velha serão apresentados nesta quinta

Os estudos batizados de “Vila Velha 500 Anos” e “Vila Velha Ágil” serão entregues durante o 21º Café Empresarial da Assevila, na Praia da Costa

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Vila Velha e a Associação dos Empresários de Vila Velha entregam nesta quinta-feira (20), às 8h, durante o 21º Café Empresarial da Assevila, no Kinoplex-Shopping Praia da Costa, os projetos “Vila Velha 500 Anos” e “Vila Velha Ágil” de desenvolvimento estratégico.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!

A elaboração de ambas as p´ropostas demandou sete meses de trabalho, sob a coordenação da Fundação Dom Cabral (FDC). Ao longo das atividades, técnicos da instituição atuaram de forma integrada com representantes de diversas áreas do poder público e, também, em sinergia com entidades de diversos segmentos do setor produtivo local.

“Há três anos e meio, estamos modernizando o ordenamento jurídico da cidade, desburocratizando seus processos administrativos e oferecendo o menor tempo de abertura de novas empresas no Estado. Com essa mudança de cultura na gestão municipal, Vila Velha deixou de ser uma cidade dormitório e se transformou em uma cidade empreendedora", disse o prefeito Arnaldinho Borgo.

O projeto “Vila Velha 500 Anos” é um planejamento estratégico construído para ordenar o desenvolvimento socioeconômico sustentável da cidade até 2035, quando completará 500 anos de história.

O plano inclui um diagnóstico abrangente das demandas de todos os setores da municipalidade e a adoção de práticas inovadoras capazes de promover mais eficiência, transparência e participação cidadã na gestão pública.

A elaboração deste projeto contou com a participação de 824 servidores municipais de todas as secretariais da prefeitura, que definiram um conjunto de metas e resultados a serem obtidos, a partir de agora. 

LEIA TAMBÉM: Por que a economia capixaba segue crescendo acima da brasileira em 2024?

O plano inclui um levantamento da situação futura da cidade; uma ampla carteira de ações e projetos a serem implementados; e um mapa para orientar a visão, os objetivos e as metas da Prefeitura de Vila Velha para os próximos 11 anos.

Já o projeto “Vila Velha Ágil” se destina a simplificar ainda mais os procedimentos administrativos da prefeitura, para dar maior celeridade à tramitação interna de processos que tratam da abertura de novas empresas e empreendimentos na cidade. 

Para isso, os ritos processuais do município foram mapeados, remodelados e integrados para agilizar ao máximo o atendimento das demandas do setor produtivo local.

Thomaz Tommasi, presidente de Assevila, comemora a entrega dos projetos:

“Este é um momento único, em que ressaltamos a importância de olharmos para o futuro de Vila Velha com total confiança e de investirmos no potencial do município com a certeza de que estamos fazendo a melhor escolha. Neste contexto, o ‘Vila Velha 500 Anos’ e o ‘Vila Velha Ágil’ promovem uma interação saudável e proativa com a classe empresarial e os demais segmentos da nossa sociedade", disse Tommasi.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, acredita que os estudos nortearão o futuro da cidade.

“Com o apoio da Assevila e de todo o setor produtivo da cidade – e com a participação direta dos servidores municipais e a estratégica parceria com a Fundação Dom Cabral –, o poder público se dedicou à construção conjunta desses dois grandes projetos que, tenho certeza, ajudarão Vila Velha a realizar uma gestão cada vez mais inclusiva, democrática, transparente e desenvolvimentista, focada em resultados positivos para a população, para o empresariado local e toda a sociedade", afirmou.

Serviço

Evento: 21º Café Empresarial da Assevila
Quando: quinta, 20 de junho
Horário: 8 horas
Local: Cinema Kinoplex, no Shopping Praia da Costa
Pontos moeda