Economia

Quiosques revitalizados das orlas de Vitória atraem investidores

Reformados e refinados, estabelecimentos na Praia de Camburi e Curva da Jurema se tornaram atrativos para empreendedores e setor imobiliário

Carol Poleze

Redação Folha Vitória
Foto: Carol Poleze/Folha Vitória
Curva da Jurema passou por obras de remodelação

Mais estruturados, refinados e com uma oferta ampla de serviços, os quiosques das orlas de Vitória atraem não apenas moradores e turistas, como também investidores e empreendedores, que investem tanto nos estabelecimentos à beira-mar, como também em comércios ao redor e novos imóveis na região.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Durante o dia ou à noite, a programação é diversificada para capixabas e turistas. Há aqueles que se dedicam na oferta de pratos diferenciados, outros nas festas com DJs, uma roda de samba e alguns contam até com pontos para atividades físicas ou lojas. 

Ao pensar em praia, provavelmente a mistura com café não seja a primeira opção. Mas faz sucesso. O Mangalô, por exemplo, é um dos quiosques da Curva da Jurema e começou com uma proposta de cafeteria, como explica o proprietário Pedro Miranda.

"Foi uma surpresa ver a aceitação do público com o café. Aqui, no Espírito Santo, somos o primeiro quiosque de praia a oferecer cardápio de café. Hoje tem uma calçada que favorece atividade física, conversa muito com o contexto de café da manhã, tem muita família frequentando. O projeto da Curva, no início, ainda gerava muita dúvida se seria possível sustentar um quiosque com uma pegada de café, mas os projetos vizinhos também trouxeram inovação, tem uma mudança imobiliária também e tudo isso conversa com o cliente", explicou.
Foto: Carol Poleze/Folha Vitória
Pedro Miranda, proprietário do Mangalô

Além do Mangalô, outros quiosques compõem a Curva da Jurema e cada um com sua singularidade. De acordo com a Prefeitura de Vitória, são, ao todo, nove pontos e a estimativa é que estes espaços gerem cerca de 350 empregos diretos:

1. Módulo da Polícia Militar
2. Clericot Café
3. Academia J3/Mangalô Café
4. El Gitano
5. Épico
6. Alemão Gastrobar
7. Alemão Restaurante
8. Pinguim
9. Flammes

As obras de reurbanização da Curva da Jurema foram entregues no último dia 16. O investimento total das obras foi de R$ 4,9 milhões e as intervenções aconteceram em aproximadamente 16 mil metros quadrados da região.

Um novo calçadão com ciclovia, estacionamento e áreas de paisagismo compõem a região.

"Está valendo a pena empreender nesta região. Eu sou de Vila Velha e não tinha o costume de atravessar a ponte. Comecei a ter essa relação com Vitória por meio do empreendimento. O primeiro impacto foi perceber que a cidade tem muito turista, acredito que por conta do aeroporto. Atendendo essa galera, a gente percebeu como o público estava carente de turismo no Espírito Santo", disse Pedro.

Em outra ponta de Vitória, mas a poucos metros, Pedro Paulo Moyses é mais um empreendedor que escolheu a orla da Capital. Ele possui dois quiosques no Calçadão de Camburi: o Barlavento e o Repique.

Foto: Reprodução TV Vitória
Pedro Paulo, proprietário do Barlavento e Repique
"Tenho muito orgulho de ser um dos pioneiros da orla e acreditar na valorização da Camburi, que é a principal praia da nossa Capital. A gente vê que é um incentivo para que todo mundo invista e crie novos estabelecimentos, novos conceitos", contou.

O Barlavento ocupa o primeiro posto de quiosque de Camburi e foi criado em 2019. Já em 2021, motivado pelo sucesso do empreendimento anterior, Pedro inaugurou o Repique, que ocupa o posto 07 da orla, já na altura do bairro Mata da Praia.

Novas reformas e empreendimentos têm reflexo, também, no setor imobiliário. Tudo, portanto, se transforma em uma engrenagem e cada área abastece a outra.

Para entender um pouco desta dinâmica, o Folha Vitória ouviu Romero Valença, membro do Conselho Administrativo da Invite, empresa voltada para o mercado imobiliário de médio e alto padrão.

“Os empreendimentos imobiliários próximos do mar conectam bem-estar e natureza, uma tendência muito procurada, principalmente no pós-pandemia. A valorização da orla, o cuidado com os negócios que estão nela e também o incentivo à prática de esporte são um ativo importante, trazendo qualidade de vida para os moradores e também valorizando o imóvel. Uma orla bem cuidada é uma opção de lazer, de academia e também uma conexão perfeita para seus moradores”, explicou.
Foto: Carol Poleze/Folha Vitória
Ciclovia da Curva da Jurema

Vitória em dados: veja os novos empreendimentos nas orlas

A requalificação das praias em Vitória é alvo do projeto "Vitória de frente para o mar", da administração municipal. 

De 2021 até o dia 10 de junho de 2024, dados de abertura de empreendimentos nos bairros contemplados no projeto dão conta de um crescimento positivo na economia local.

Foto: Arte/Folha Vitória

LEIA TAMBÉM:

>>Quiosques, ciclovias e píeres criam novos points de lazer nas orlas de Vitória