Setor atacadista no ES cresce 14% e fica acima da média nacional
Com o crescimento, a demanda de profissionais na área de logística também aumenta, principalmente nos cargos de gestão e controle de estoques
O comércio atacadista capixaba cresceu 14% em 2023, enquanto no Brasil a média foi de 6,28%, e no Sudeste foi de 10,75. Os dados são da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) e mostram um aquecimento do setor no Espírito Santo.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!
Com o crescimento, a demanda de profissionais na área de logística também aumenta, principalmente nos cargos de gestão e controle de estoques — o que requer formação qualificada e especializada.
Em busca de um alinhamento com as necessidades do setor, o especialista Pablo Bonela, sócio da QLog Consultoria, comandou um treinamento online de três dias, para empresários capixabas, na última semana de maio.
O “PSP Logística: Gestão de Estoques” é uma iniciativa do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado do Espírito Santo (Sincades), para contribuir com a melhoria contínua do setor e apoiar o desenvolvimento profissional e empresarial. O profissional de Logística bem qualificado está escasso no mercado. A principal demanda é por pessoas com ensino superior, aptas a assumirem nível gerencial, controle do estoque", explicou.
Ainda segundo o especialista, a gestão precisa garantir e a empresa tenha os produtos certos disponíveis no momento certo. Isso envolve planejamento, implementação e controle eficiente do fluxo de bens, informações e recursos, desde a origem até o destino.
“A logística tem pilares fundamentais, processos básicos, o principal é o profissional ter conhecimento profundo desses fundamentos no controle de estoque. Conhecer inventários cíclicos, respeitar todas as normas gerenciais estabelecidas, todas as normas de controle, o giro natural de estoque, por data de validade, lotes de fabricação, etc.”, explica.
Geração de empregos no setor
Impulsionado pela atividade econômica aquecida, o comércio atacadista criou 1.897 empregos formais no acumulado de janeiro a abril de 2024, de acordo com a 5ª edição do relatório econômico Atacado em Perspectiva, publicada neste mês de junho.
O bom desempenho do setor foi puxado pelo Comércio de peças e acessórios para veículos automotores (+407) e pelo Comércio atacadista de hortifrutigranjeiros (+388).
LEIA TAMBÉM: Por que a economia capixaba segue crescendo acima da brasileira em 2024?
Também foi impulsionado pelo Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios (+346), que juntos responderam por 60,1% de todas as contratações do atacado capixaba nos quatro primeiros meses de 2024.
O relatório econômico Atacado em Perspectiva é disponibilizado pelo Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades), realizado em parceria com o Observatório da Indústria.
No site do Sincades também é possível acessar o Power BI, com dados e informações estratégicas do setor.