O Espírito Santo Innovation Experience (ESX 2024), que começou nesta sexta-feira (14) e vai até domingo (16), na Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória, terá ao todo mais de 130 palestrantes e quase 100 horas de conteúdo. Dentre os destaques em inovação está o robô Maximus, que está encantando os visitantes no evento.
Maximus foi desenvolvido pela empresa FutureMedia e é usado pela mineradora Vale em interações automatizadas em eventos e locais públicos.
A interação com Maximus é feita por meio de da voz e de expressões faciais dos participantes. O robô é capaz de disparar frases quando está em interação direta por voz com as pessoas com quem conversa.
Maximus também utiliza expressões faciais e sincronismo labial para tornar a interação mais natural e envolvente. Ele ainda é capaz de detectar pessoas no ambiente, o que permite que ele mesmo dê início ao papo.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Além disso, estas funções podem ser configuradas e ajustadas para os mais diferentes tipos de eventos e contextos. No ESX, Maximus pode tirar foto das pessoas com as quais conversa.
A intenção, de acordo com a Vale, é justamente essa: atrair as pessoas para interagirem com ele e conhecerem um pouco mais sobre o trabalho da mineradora.
“Maximus tem sido um grande aliado nos eventos em que a mineradora participa, atraindo as pessoas para os espaços de exposição e permitindo que conheçam as iniciativas de inovação que a mineradora desenvolve”, informou a Vale.
Como Maximus funciona
Que um robô tagarela chama a atenção das pessoas, não é nenhuma novidade. Mas uma pergunta ainda paira no ar, como afinal, o Maximus conversa com as pessoas?
O segredo está em uma Inteligência Artificial personalizável, isso garante que a interação entre máquina e seres humanos seja feita da forma mais natural possível, de acordo com a Vale.
“O robô possui uma Inteligência Artificial personalizável e preparada para executar funções específicas. A troca com a IA é realizada por meio de comandos de voz, permitindo que Maximus mantenha conversas com os usuários de forma natural e fluida, oferecendo uma interação mais rica e personalizada”, explica a empresa.
Além da mente, o robô também se destaca pelo “corpinho”. Maximus é dotado de inúmeras articulações que permitem movimentos precisos e naturais, ele também é capaz de movimentos autônomos.
“É uma ferramenta poderosa para engajamento de público, combinando tecnologia avançada com interatividade e personalização. Sua capacidade de articulação, Inteligência Artificial, movimento autônomo e sensores com reconhecimento facial o tornam uma solução versátil e eficaz para diversos tipos de eventos e aplicações”, afirma a Vale.
Vídeo mostra Maximus interagindo com os visitantes
Leia Também: Terceira Ponte terá novos radares de velocidade
O ESX é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e pela Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com patrocínio master do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e da Vale.
Confira a programação aqui.
Para se inscrever gratuitamente, acesse este link.