Economia

Folha Business: após privatização, presidente da Codesa aposta em crescimento de 70%

A Companhia Docas do Espírito Santo foi leiloada em março. Com a nova administração, a expectativa é que o crescimento na movimentação de cargas no Porto de Vitória seja potencializado

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Vitor Machado

A oitava edição do Encontro Folha Business reuniu, na manhã desta segunda-feira (04), lideranças empresariais para discutir inovações na infraestrutura e logística no Espírito Santo e as tendências de gestão e transformação digital nas empresas.

Durante o evento, o presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Bruno Fardin, comentou sobre os recordes de movimentação de mercadorias registrados em 2021 no Porto de Vitória e falou sobre a expectativa de crescimento na movimentação de cargas após a privatização da estatal capixaba.

“O Porto de Vitória teve recorde na movimentação de mercadorias em 2021. Foram 8,5 milhões de toneladas entre chegadas e partidas, mas não é o máximo que podemos fazer", disse.

Para Fardin, a privatização deve potencializar o crescimento na movimentação de carga em cerca de 70%.

"Com a privatização da Codesa, esperamos aumentar nossa movimentação de cargas em 70% e, assim, tornar o terminal portuário mais atraente e competitivo”, afirmou.

A Companhia foi leiloada em março. O fundo de investimento Shelf 119 Multiestrategia, da gestora Quadra Capital, venceu a disputa por R$ 106 milhões. O fundo será responsável pela administração de portos pelos próximos 35 anos. 

A desestatização da Codesa foi a primeira no setor portuário e é considerada um teste para outros leilões na área.

Gestão e infraestrutura são pontos-chave para transformação digital

O encontro, realizado pela Apex Partners e Rede Vitória, também contou com a participação de outras lideranças empresariais em painéis para discutir a importância de uma boa gestão e uma infraestrutura. 

O vice-presidente da Findes, Paulo Baraona, lembrou que o Espírito Santo é uma potência econômica, mas destacou que é preciso construir e reforçar as alianças empresarias para superar os desafios na área da infraestrutura.

“O Espírito Santo tem gargalos em todas as esferas de infraestrutura: rodoviária, ferroviária e portuária. Precisamos de uma aliança forte dos empresários capixabas para amenizarmos esses obstáculos. O Estado é privilegiado geograficamente, perto de 70% do PIB nacional. Devemos trabalhar para sermos mais competitivos", disse. 

LEIA TAMBÉM: Startups capixabas são apostas da economia para os próximos anos

Para a CEO da Falconi, Viviane Martins, a infraestrutura é um dos pontos-chave no processo de transformação digital das empresas, importante para a potencialização da produtividade.

"As empresas estão passando, neste momento, por uma segunda onda de digitalização. Isso para maximizar os ganhos e potencializar a produtividade. O que falta para as companhias serem mais bem sucedidas nessa transformação é gestão e infraestrutura. O Espírito Santo é um ‘case’ muito bem encaminhado nessa questão, com empresas preocupadas com a transformação digital", pontuou.

Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado

Folha Business reúne lideranças políticas e econômicas no ES

Realizado desde 2020 pela Apex Partners e Rede Vitória, o Folha Business se consolidou como o principal encontro para as grandes lideranças empresariais capixabas ao reunir tomadores de decisão e lideranças de relevância nacional, tanto do setor público quanto do setor privado, a fim de expor o cenário político, econômico e do ambiente de negócios global, nacional e estadual.

A oitava edição foi realizada nesta segunda-feira (04), em Vitória, e contou a participação de Viviane Martins (CEO da Falconi), Paulo Baraona (vice-presidente da Findes), Bruno Fardin (presidente da Codesa), André Mello (regional director da Gartner Group), José Maria Novaes (presidente do Porto Central), Fernando Cinelli (fundador e presidente da Apex Partners), Vinícius Mello (diretor da Sollo Brasil) e Arilton Teixeira (economista-chefe da Apex Partners).

Entre os participantes das edições anteriores estão o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto; o então ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; o então ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; o ministro das Comunicações, Fábio Faria, e o então vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos.

*Com informações do repórter Lucas Henrique Pisa, da TV Vitória/Record TV. 

Pontos moeda