Economia

Mexerica de Domingos Martins é destaque em produção no ES

Só em 2021 foram produzidas 30 mil toneladas da fruta, 14 mil delas apenas no município

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Pixabay

Mexerica, tangerina, essa fruta cítrica queridinha de muitos brasileiros atende por vários nomes, mas o importante mesmo é estar saborosa e contar com um rigoroso controle de qualidade desde o plantio até a colheita. 

E nesse departamento o Espírito Santo tem caprichado. Só em 2021 foram produzidas 30 mil toneladas da fruta, 14 mil delas apenas no município de Domingos Martins, o que representa 48,15% de toda a produção estadual. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

E o que, afinal, propiciou essa produção tão volumosa em Domingos Martins? De acordo com o engenheiro agrônomo Joelmir Koehler, o sucesso é resultado de uma tentativa de propiciar a geração de renda aos trabalhadores do campo.

"Isso foi uma tentativa e um incentivo de diversificação que ocorreu na região para o produtor, isso foi uma coisa que deu muito certo. A tangerina poncã hoje compete junto com o café, o gengibre, o café, milho, o abacate, que ajudou a dar uma renda ao agricultor familiar, ao homem ficar no campo", afirmou. 

O secretário de Desenvolvimento Rural de Domingos Martins, Rogério Manzoli, concorda com a constatação e afirma que a produção da fruta se tornou um dos carros-chefes do município. 

"A tangerina poncã tem se tornado um forte produto na base da agricultura familiar do nosso município, principalmente para as nossas famílias que estão trabalhando com banana, gengibre, café. A mexerica poncã veio para agregar valor à renda da família". 

E é a mexerica produzida em Domingos Martins que chega às bancas de supermercados e feiras na Grande Vitória e, de acordo com o secretário, já marca presença em outros estados. "Temos um grande parceiro aqui da região que leva muitas para Vitória e também para o Rio de Janeiro", disse.  

Leia Também: Saiba como a irrigação controlada melhora a qualidade do café no ES

*Com informações da repórter Laila Magesk, da TV Vitória/Record TV 

Pontos moeda