Economia

Rede capixaba de farmácias expande operação para o Rio de Janeiro

Santa Lúcia vai inaugurar cinco lojas no Rio de Janeiro em agosto, somando, assim, 55 lojas.

A rede de farmácias Santa Lúcia, única com presença em todo o Espírito Santo, acaba de iniciar seu processo de expansão para o estado do Rio de Janeiro. Em agosto, serão inauguradas cinco lojas, nas cidades de Niterói, São Gonçalo, Rio Bonito, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. Com isso, a rede passará a totalizar 55 lojas com a bandeira Santa Lúcia.

Foto: Divulgação
Fachada de uma das lojas que serão inauguradas no Rio de Janeiro.

Segundo o gestor de Trademarketing da rede, Ubiratan Alexandre de Lima, as características dos dois estados são muito semelhantes, o que favorece o processo de expansão. No entanto, o mercado do Rio de Janeiro trará novos desafios, pois o público é diferente.

“Queremos aproveitar as oportunidades de crescimento apoiados em uma rede que, ao longo de seus 47 anos, montou um quadro de colaboradores treinados e prontos para desbravar novas fronteiras e oferecer aos consumidores cariocas e fluminenses a oportunidade do atendimento Santa Lúcia”, comenta Ubiratan.

No Rio de Janeiro, as lojas seguirão basicamente o mesmo perfil das unidades capixabas: espaçosas, com iluminação adequada, equipes treinadas, mix variado e preços competitivos. 

A rede também levará para o Rio de Janeiro seus programas e convênios com as principais indústrias de higiene, beleza e nutrição.

Rede revolucionou mercado capixaba

A Santa Lúcia foi adquirida por um grupo do Rio de Janeiro em 2016, quando contava com 23 lojas. 

Desde então, a atual gestão implantou uma série de mudanças: fechou três pontos de venda e abriu 30 novas lojas; incrementou o sortimento de produtos, introduzindo itens de higiene e beleza para diversos públicos, e alterou o layout das lojas para dar mais conforto aos clientes.

O mercado farmacêutico do Espírito Santo é composto por cerca de 2,2 mil farmácias, sendo 200 lojas pertencentes a grandes redes, 800 de grupos associativistas e o restante, independente, ou seja, não está ligado a nenhuma bandeira. Nesse contexto, a Santa Lúcia detém 12% de market share.

“Quando chegamos ao mercado capixaba, o varejo farmacêutico tinha apenas a cultura da venda do medicamento. Quase não havia lojas ofertando produtos de higiene, beleza e cosméticos, o que chamamos de HPC, no jargão do setor. Provocamos uma revolução nesse cenário ao implantar lojas maiores e com mix variado, ampliando o acesso da população a diversos outros produtos, que antes eram encontrados apenas nos supermercados. Arrisco dizer que transformamos a forma como o capixaba consome e se relaciona com a farmácia”, avalia o gestor de Trade.

Outra mudança promovida pela Santa Lúcia nos últimos sete anos foi a introdução do Espírito Santo na rota das indústrias. Atualmente, 60% dos fabricantes já operam com vendedores residentes e promotoras dedicadas à perfumaria e beleza.

“Todas as mudanças proporcionaram ganhos para o Estado, para o consumidor e para o segmento farmacêutico como um todo, inclusive indústrias e distribuidores, ou seja, a economia local e a nacional beneficiaram-se com um novo perfil de Santa Lúcia”, relembra Ubiratan.

A rede Santa Lúcia possui, atualmente, 50 lojas em operação em 12 municípios do Espírito Santo, com mais de 800 colaboradores. Suas drogarias oferecem um sortimento variado de produtos, incluindo itens de higiene, perfumaria, beleza, cosméticos e conveniência, como alimentos e bebidas.

Algumas unidades possuem o projeto Santa Mais Saúde: salas de atendimento farmacêutico que oferecem vacinação, testes de Covid-19, aferição de pressão, entre outros serviços de saúde.

Fundada em 1976, a rede foi comprada em 2016 pelos irmãos Roney Cosendey e Rossine Cosendey, empresários do Rio de Janeiro e antigos proprietários da Rede Tamoio.

Pontos moeda