Economia

Saiba como a irrigação controlada melhora a qualidade do café no ES

Uso de técnicas corretas durante todo o ciclo da planta garante grãos de melhor qualidade e sabor

Foto: Hydra Irrigações/Divulgação

Durante a chegada do frio, uma parcela significativa de produtores do Espírito Santo opta por interromper a irrigação, resultando numa redução drástica do suprimento hídrico para as plantações. Contudo, essa medida impacta negativamente a nutrição dos cafezais e compromete a safra seguinte, levando à queda na produtividade.

O engenheiro agrônomo Elídio Gama Torezani, diretor da Hydra Irrigações, explica que o ideal é utilizar ferramentas e técnicas de irrigação controlada durante todo o ano, para suprir as necessidades da planta.

“Hoje, temos informações e dispositivos tecnológicos para comprovar que a prática de suspender a irrigação é prejudicial. O café conilon, principalmente, é uma planta tropical, que vegeta o ano todo. Existem funções fisiológicas que ela cumpre no pós-colheita e na pré-florada que são prejudicadas quando a água é restringida. Isso vai levar a uma queda de produção no final do ciclo anual”, explica o especialista.

Como funciona

A irrigação controlada consiste em fornecer água às plantas em quantidades e momentos adequados para atender às suas necessidades hídricas. 

A técnica evita tanto a escassez quanto o excesso, o que pode comprometer a qualidade do café. Ajuda a evitar o estresse hídrico das plantas, que ocorre quando elas recebem pouca água, o que pode afetar o desenvolvimento e a produtividade dos cafeeiros.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Com a irrigação controlada, as plantas crescem de forma mais saudável e vigorosa, produzindo frutos de melhor qualidade e sabor. 

Outra vantagem é que ela pode ser combinada a outras práticas, como a adubação e o controle de pragas e doenças, potencializando os efeitos positivos nos grãos.

Uma das técnicas utilizadas nesse processo é a irrigação por gotejamento, que fornece água diretamente às raízes das plantas por meio de gotejadores instalados no solo.

Para definir as melhores ferramentas e estratégias, a orientação do engenheiro agrônomo é buscar profissionais habilitados para orientar sobre quando, o quanto e como irrigar, a partir de análises da planta, do solo e das condições atmosféricas, garantindo, assim, uma produção mais sustentável e rentável, com menor uso tanto de água quanto de fertilizantes.

Alguns benefícios da irrigação controlada na cafeicultura

Evita estresse hídrico: a irrigação controlada evita que as plantas sofram com a falta ou o excesso de água, o que pode causar estresse hídrico e prejudicar a qualidade dos grãos.
Melhora o desenvolvimento das plantas: ao receber água na quantidade e no momento adequados, as plantas de café crescem de forma saudável e vigorosa, produzindo frutos de melhor qualidade e sabor.
Melhora a uniformidade da produção: a irrigação controlada também ajuda a garantir uma distribuição uniforme de água para todas as plantas, o que contribui para uma produção mais homogênea e consistente de grãos de café.
Reduz perdas devido a condições climáticas extremas: em épocas de seca ou de chuvas intensas, a irrigação controlada pode ajudar a manter a produtividade da lavoura de café, reduzindo as perdas causadas por condições climáticas extremas.
Pontos moeda