Zurich planeja transformar região do Aeroporto de Vitória em polo comercial
O plano é expandir a região com empreendimentos imobiliários, logísticos e comerciais e transformar o local em uma "cidade disponível em 15 minutos"
*Reportagem: Guilherme Lage
A região do entorno do Aeroporto de Vitória pode ficar bem diferente nos próximos anos. O plano é expandir a região com empreendimentos imobiliários, logísticos e comerciais e transformar o local em uma "cidade disponível em 15 minutos", como definem o CEO e o gerente da Zurich Airport Brasil.
Para explorar o potencial da área, o aeroporto aposta em parcerias com investidores para o desenvolvimento de empreendimentos e comércios locais.
"O Aeroporto de Vitória tem uma característica única, tendo em vista que é o terminal com melhor localização em termos de cidade. Então as melhores áreas hoje para qualquer desenvolvimento imobiliário na cidade de Vitória estão no entorno do aeroporto", afirmou o gerente de aeroporto da Zurich, Fernando Castro.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
As áreas que serão desenvolvidas já foram definidas. Serão cinco no total, todas ao entorno do sítio aeroportuário.
"São cinco grandes áreas, temos uma grande área, que é nossa área central, que fica localizada bem em frente ao nosso terminal de passageiros. Logo ao lado, uma área de serviços, uma área de varejo, onde é possível a instalação de lojas, já tem, por exemplo, a instalação da Leroy Merlin. Uma área reservada para logística, tem a facilidade da Norte-Sul e da BR-101, uma área privilegiada priorizando principalmente projetos logísticos e uma área futura para desenvolvimentos que fica também em uma área bem interessante, próxima à Norte-Sul", disse o gerente.
De acordo com ele, os investimentos poderiam acontecer em diversas frentes, desde comércio de automóveis até o segmento de lazer e gastronomia, com a chegada de restaurantes e centros de convenções.
"É um esquema do que imaginamos que possa ser essa área. São diversas modalidades de operações possíveis, desde hospitais, centro de convenções, concessionárias, restaurantes", disse.
O CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, também se mostrou confiante em relação aos empreendimentos, mas lembra que os projetos ainda se encontram no estágio inicial, e são planos para realização a longo prazo.
Segundo ele, a intenção dos empreendimentos é garantir uma nova centralidade para o município, valorizando a região do aeroporto.
"A gente tem as locações definidas, a ideia é criar uma nova centralidade para cidade, fazer desenvolvimentos que chamem as pessoas para a cidade. Essa área logística, área vareja, são desenvolvimentos que a gente vêm trabalhando e pensando, é um investimento a longo prazo", informou.
Terminal de Cargas e Dufry
Além dos empreendimentos exteriores, o aeroporto também trabalha em novas ofertas no interior. Na tarde da quarta-feira (12) foi inaugurada a loja Dufry, com produtos nacionais e importados para compra na sala de embarque.
Além disso, o aeroporto trabalha para entregar o novo terminal de cargas da companhia Azul, que deve ser inaugurado ainda este ano no local, que ainda espera a validação de projetos.
O aeroporto já conta com operação de cargas de três companhias, o novo terminal é uma ampliação das operações existentes no estabelecimento. Segundo o CEO, a equipe estuda a possibilidade de criação de novos empregos em ambos os empreendimentos.
Leia Também: Aeroporto de Vitória é eleito o mais pontual e o segundo melhor do país