Economia

De cinema a lavanderia: entenda o que difere um home resort de outros condomínios

Entenda o que é o conceito exclusivo de moradia em um home resort, onde cada dia é uma experiência de luxo e conforto com serviços diferenciados

Thaiz Blunck

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Já imaginou viver todos os dias, de domingo a domingo, como se estivesse de férias? Essa é a experiência de quem mora em um home resort, um novo conceito de moradia que transforma cada dia em uma experiência de vida exclusiva, cercada de luxo, conveniência e conforto. 

Essa categoria de imóveis inclui, além de lazer com piscinas, spas, cinema e quadras esportivas, outras facilidades como, por exemplo, lavanderia, lava-jato, mercado e até restaurantes a poucos metros de casa.

Outro serviço diferenciado e atrativo para quem busca comodidade e exclusividade é o de manobristas para estacionar carros de visitantes e auxiliar os moradores no descarregamento de compras.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

Com anos de experiência no mercado de imóveis de luxo, o diretor comercial Gustavo Rezende destaca que o conceito de home resort não é novidade em outros países. Ele observa que essa tendência foi antecipada pela pandemia, que intensificou o desejo de ter mais do que simplesmente um lugar para dormir.

Foto: TV Vitória
"Em São Paulo, Rio de Janeiro e Balneário Camboriú, por exemplo, já existem apartamentos que entregam mais do que aquele lazer trivial de piscina, churrasqueira e sauna. A pandemia trouxe o desejo e a necessidade de ter uma casa melhor, de não ser mais um lugar para voltar e dormir, um lugar de viver, ser o refúgio de alegria, lazer, segurança, de serviço e privacidade", explica Gustavo. 

Todas as facilidades oferecidas por empreendimentos luxuosos também redefinem como utilizamos nosso tempo diário. Integrar serviços como mercados e academias e salão de beleza dentro de casa não só oferece conveniência, mas também otimiza o tempo, permitindo que as famílias desfrutem mais momentos juntas.

"Se eu tenho um restaurante dentro da minha casa, eu poupo tempo. Se eu tenho uma choperia, eu poupo tempo. Se vou malhar com o professor em uma academia a um elevador de distância, eu poupo tempo, que é o bem mais precioso. Se eu tenho tudo isso em casa, se eu poupo tempo, eu gasto esse tempo com a minha família dentro de um lugar sensacional", destaca o diretor comercial.

Atualmente, no Espírito Santo, existe apenas um único resort residencial, que está em construção no Jockey de Itaparica, em Vila Velha. Com 21 mil metros quadrados  de lazer, o TAJ é considerado a maior obra imobiliária do Estado. 

Foto: TV Vitória

Empreendimentos como ele são descritos como um verdadeiro "oásis", ou seja, um lugar onde todas as necessidades diárias são atendidas com qualidade. 

O conceito vai além de uma boa localização, uma fachada bonita ou uma boa planta arquitetônica, enfatizando a importância de ter todas as comodidades essenciais integradas de forma excepcional.

Sistemas de segurança sofisticados e mais tranquilidade

Falando em segurança, esses empreendimentos contam com sistemas avançados e controle de acesso rigoroso. 

São espaços projetados para oferecer tranquilidade e proteção, fundamentais em um cenário onde a segurança e a privacidade estão se tornando cada vez mais prioritárias.

Segundo uma pesquisa exclusiva feita pela Real Time Big Data para o programa Fala Brasil, do Portal R7, a segurança é fator predominante para escolha de onde morar. Para 69% dos entrevistados, a principal vantagem de viver em um condomínio é justamente a segurança oferecida. 

Foto: Divulgação

A professora doutora Luciene Pessotti, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), explica que o home resort se diferencia da definição de um condomínio comum por oferecer a complexidade e variedade dos serviços de um resort. 

Trata-se de empreendimentos de alto padrão, e por isso, os futuros moradores preocupam-se com a questão da segurança.

“A segurança nos condomínios, de uma forma geral, se tornou mais sofisticada. Além disto, é possível implantar as barreiras físicas, como muros altos, cercas, entre outros artefatos. Nos empreendimentos do tipo home resort espera-se que o sistema de segurança inclua os mais diferentes e sofisticados recursos de segurança, garantindo ao morador tranquilidade e reduzindo ao máximo o risco de assaltos, roubos e furtos, entre outros crimes”, explica ela. 

A professora destaca que a segurança nos condomínios atualmente utiliza recursos tecnológicos avançados, como smartphones, QR codes e automação, tecnologias que possibilitam o controle de acesso, gerenciamento de câmeras e monitoramento remoto.

Foto: TV Vitória
"O uso de aplicativos permite que várias ações de monitoramento sejam realizadas à distância. Os condomínios podem dispor também de segurança realizada por profissionais especializados atuando 24h no local. Cabe ressaltar, no entanto, que esses recursos possuem custo elevado. Logo, não é acessível para todos os condomínios", enfatiza a professora. 

Luciene ressalta, no entanto, que o problema da segurança está diretamente relacionado com a política pública e com o índice de criminalidade do local onde as unidades residenciais estão implantadas, por isso é importante investir também no aumento da vigilância natural. 

"Especialistas da área de segurança afirmam que o uso de diferentes recursos para impedir o acesso de criminosos na verdade é um sintoma do problema da violência urbana. Considerando que os condomínios de uma forma geral não possuem influência na segurança das ruas ou áreas onde estão implantados, é preciso investir no aumento da vigilância natural, na apropriação territorial, manutenção e reforço da convivência nos espaços coletivos", conclui ela. 

A diferença de um home resort para outros condomínios

Foto: Divulgação / Grand Construtora

Serviços exclusivos e facilities
Home resorts geralmente oferecem serviços exclusivos como concierge, manobristas, segurança especializada, limpeza e manutenção das áreas comuns, serviços de entrega, entre outros. 

Essas facilities, como nome dá diz, estão disponíveis para facilitar o dia a dia dos moradores e proporcionar um estilo de vida mais conveniente e luxuoso.

Variedade e qualidade dos espaços de lazer
Home resorts oferecem uma ampla gama de instalações de lazer de alta qualidade, como piscinas, spas, quadras esportivas, academias, salões de jogos, cinemas privativos, entre outros. Essas instalações são projetadas para proporcionar entretenimento, bem-estar e relaxamento dentro do complexo residencial.

Ambiente paisagístico e de biofilia
Muitos home resorts são projetados com um foco especial na integração com a natureza, oferecendo espaços paisagísticos bem cuidados, áreas verdes, jardins, trilhas para caminhada e espaços de recreação ao ar livre, que criam um ambiente agradável e tranquilo para os moradores.

Tecnologia e automação
Outra característica de home resorts é o uso de tecnologias avançadas para segurança, automação residencial e facilidades, o que proporciona maior conforto e segurança aos moradores.

Design e padrão arquitetônico: o design e a arquitetura de um home resort costumam ser de alto padrão, com estética sofisticada. Os materiais de construção e acabamentos também refletem um nível superior de qualidade e exclusividade.

Localização e acessibilidade

Muitos também estão estrategicamente localizados em áreas privilegiadas, como próximo a praias, montanhas, ou outras paisagens naturais desejáveis, proporcionando um ambiente sereno e ao mesmo tempo acessível às conveniências urbanas.

Perfil do comprador de imóveis de luxo e home resorts

Os compradores de imóveis de luxo geralmente têm um alto poder aquisitivo,  caracterizado por indivíduos ou famílias de alta renda. Eles valorizam, além da construção e acabamentos de alto padrão, a localização e serviços personalizados.

A especialista em branding e professora da Faesa, Carine Cardoso, destaca que esse público é altamente exigente e busca experiências únicas e personalizadas. Segundo ela, tanto os consumidores tradicionais do luxo quanto os emergentes, valorizam a excelência, exclusividade e diferenciação. 

Foto: Divulgação
"Esse consumidor é muito exigente. Ele quer adquirir experiências e hoje busca referências em muitos lugares, então aquele consumidor nativo do luxo, que já nasceu em um ambiente de luxo, tem referências muito altas. Eu vejo que os principais fatores que influenciam a decisão de compra estão na excelência e na atenção aos detalhes", explica ela. 

Carine explica ainda que a excelência é inegociável para quem consome o luxo, por isso, ela precisa permear todos os pontos de contato que fazem ponte com o consumidor. 

"Precisa investir nessa sensação de exclusividade, de conforto, de um sonho realizado. Para o luxo, os desejos falam muito mais alto. Tudo o que se faz para esse público, tem que pensar muito na excelência", conclui Carine. 

Leia também:

>> Integração de ambientes: como transformar o lar e fortalecer vínculos familiares

Pontos moeda